Programação
Sem Censura, da TV Brasil, apresenta sequência de edições temáticas com foco regional
Série especial com dez programas recebe convidados de diversas partes do país para papo no estúdio
13/01/2026
|
09:30
Rodrigo Peixoto / TV Brasil
A TV Brasil apresenta uma série de programas especiais do Sem Censura com foco regional por duas semanas na roda de conversa apresentada por Cissa Guimarães na emissora pública, desde segunda (12), às 16h. Com dez edição ao vivo, a sequência temática traz duas edições para cada região do país.
A temporada Sem Censura Brasis será marcada por encontros e descobertas para revelar o que cada uma das cinco regiões tem de potente e singular. A produção recebe convidados especiais para conectar e celebrar a diversidade nacional e suas manifestações culturais repletas de tradição. O bate-papo ainda conta com a presença de plateia no estúdio durante o período.
A ideia é reforçar uma vocação do programa: reunir gente diferente para interagir e contar histórias inspiradoras. A atração foi pensada em parceria com as emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) para ampliar a representatividade e contemplar a pluralidade do país. Além da telinha, ao vivo e em horário alternativo às 23h30, o conteúdo também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
Na abertura, com uma edição sobre a Região Norte, o Sem Censura recebeu a atriz e influenciadora acreana Gleici Damasceno, reconhecida nacionalmente após vencer o BBB18; o cantor e compositor David Assayag, levantador de toadas do Boi Garantido e um dos principais nomes do Festival Folclórico de Parintins; e a erveira Beth Cheirosinha, que tem 75 anos, mais de 50 deles no ofício que desempenha na maior feira livre da América Latina, o Mercado do Ver-o-Peso, em Belém.
Próximas atrações
No programa de terça (13), sobre a Região Sul, a apresentadora Cissa Guimarães entrevista a influenciadora e bióloga Mari Krüger, que descomplica a ciência nas redes sociais, e o escritor e jornalista Eduardo Bueno, conhecido como Peninha. O educador e comunicador Jota Marques participa da mesa como debatedor.
Já na edição de quarta (14), o Sem Censura sobre a Região Sudeste traz um papo com o jornalista e escritor Chico Felitti sobre sua forma de contar narrativas em matérias, livros e podcast; e com o jornalista Nenel Neto, especialista em gastronomia popular mineira, para falar das iguarias do estado. O experiente ator e cantor Moacyr Franco, veterano de 89 anos, completa a bancada que tem como debatedor o comediante Fernando Caruso.
Na conversa temática da Região Nordeste, na quinta (15), Cissa Guimarães recebe o cantor e compositor cearense Santanna, o Cantador; o jornalista e empresário piauiense Léo Galvão e a administradora paraibana Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. A debatedora é a comediante Dadá Coelho.
Os destaques do Sem Censura de sexta (16), com o especial do Centro-Oeste, são o veterano Odair José, cantor e compositor goiano com longa trajetória artística; o turismólogo Bruno Wendling, que aborda as principais rotas da região, e o chef Paulo Coelho Machado. Especializado na culinária pantaneira, ele traz para o programa delícias locais variadas como chipa, paçoca, bocaiuva e doce de furrundu com queijo e rapadura de leite. O jornalista e antropólogo Ernesto Xavier é o debatedor.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.
A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.
Atual vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, em 2024 e 2025, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas.
A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br
Notícias Relacionadas
TV Brasil reexibe edições premiadas do programa Caminhos da Reportagem em janeiro
Canal Gov exibe, nesta quinta, documentário sobre a restauração de obras vandalizadas no 8 de janeiro
Turismo comunitário no Quilombo Kalunga pauta série documental da TV Brasil