Programação

Série Estádios Históricos ganha maratona na TV Brasil sobre arenas importantes do futebol

Produção original da emissora pública entra no ar na semana em que canal retoma transmissões esportivas
07/01/2026
|
11:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação / TV Brasil

A TV Brasil apresenta os episódios da série documental própria Estádios Históricos na programação a partir desta semana, às 14h30, em formato de maratona. A produção original do canal público visita arenas que marcaram o futebol nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com 13 programas no ar diariamente, no mesmo horário, a atração destaca importantes campos de futebol do país que são verdadeiros celeiros de craques. O conteúdo realizado em 2023 já está disponível na íntegra no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.

Vila Belmiro, estádio do Santos (SP) / Crédito: Divulgação / TV Brasil

A atração esportiva reestreia na semana em que a TV Brasil transmite os primeiros jogos da temporada 2026 do futebol nacional na telinha. A jornada esportiva inicia o ano com as partidas de três campeonatos estaduais. Já estão agendados os confrontos dos Campeonatos Baiano, Capixaba e Cearense.

A cobertura entra no ar por meio das emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Os duelos são exibidos com narração, reportagens e comentários das equipes dos canais dos três estados: TVE Bahia, TVE Espírito Santo e TV Ceará. Os dois primeiros embates exibidos pela TV Brasil são Vitória x Atlético de Alagoinhas, no sábado (10), às 15h50, e Bahia x Jequié, no domingo (11), no mesmo horário, ambos pelo torneio baiano.

O seriado Estádios Históricos apresenta bastidores dos campos de futebol e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações. A proposta é celebrar a memória esportiva ao percorrer arenas em várias cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de gramados e construções que foram e outros que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e despertam o interesse da especulação imobiliária, instalados em regiões nobres e bairros residenciais das metrópoles.

Gávea, estádio do Flamengo (RJ) / Crédito: Divulgação / TV Brasil

Em cada programa, o público descobre detalhes das construções, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada estádio. Historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas contam situações inusitadas e revelam suas relações de amor com seus times e estádios.

A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa esportivo do canal, que está no ar de segunda a sexta, às 18h30. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas

Na Terra da Garoa, a leva de atrações vai até três campos e revela a história de duelos marcantes e do trabalho de formação dos novos craques de clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além dos menos conhecidos estádios da Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional), tema do primeiro programa.

A produção ainda visita o litoral para mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para mostrar o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas tradicionais - e rivais - do estado.

Jogador das categorias de base do Nacional e lembrado como o "Artilheiro dos Gols Bonitos" após vitoriosa carreira por grandes equipes do país, o ex-centroavante Dodô recorda a primeira vez que balançou as redes como atleta profissional pelo time com um golaço no estádio do clube.

Estádio Nicolau Alayon, do Nacional (SP) / Crédito: Divulgação / TV Brasil

O astro lembra da jogada em que driblou muitos adversários e fala da sua emoção ao comemorar quando a bola atravessou a linha. O programa da TV Brasil destaca que talentosos ex-jogadores como o goleiro Félix, o lateral-direito Cafu e o meio-campista Deco também são crias do Nacional.

A primeira edição da temporada também remete ao começo da prática do futebol no país e a importância de Charles Miller para as disputas iniciais da modalidade em São Paulo. A produção aborda a criação de clubes formados por operários e a popularização do esporte entre as elites no cenário nacional.

Gramados cariocas

A capital fluminense é destaque em seis edições ao mostrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. O seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), Moça Bonita (Bangu), Luso Brasileiro (Portuguesa), São Januário (Vasco), Ronaldo Nazário (São Cristóvão) e Gávea (Flamengo). A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

O segundo episódio da série Estádios Históricos visita as Laranjeiras. A produção traz um papo com figuras como o massagista Gegê, funcionário do Fluminense; o músico Toni Platão, torcedor fanático do tricolor carioca; e o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, entre outros.

Gávea, estádio do Flamengo (RJ) / Crédito: Divulgação / TV Brasil

Na Gávea, para apresentar o palco esportivo rubro-negro, a atração entrevista personalidades flamenguistas como os ex-zagueiro Mozer e o saudoso ex-atleta Adílio. Os craques formaram o elenco do timaço do Mais Querido estrelado por Zico, camisa 10 e principal nome da constelação de astros.

Lista de arenas da série Estádios Históricos
1 – Nicolau Alayon – Nacional (SP)
2 – Laranjeiras – Fluminense (RJ)
3 – Rua Javari – Juventus (SP)
4 – Ronaldo Nazário – São Cristóvão (RJ)
5 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta (SP)
6 – Raulino de Oliveira – Volta Redonda (RJ)
7 – Canindé – Portuguesa (SP)
8 – São Januário – Vasco (RJ)
9 – Moça Bonita – Bangu (RJ)
10 – Brinco de Ouro da Princesa – Guarani (SP)
11 – Luso Brasileiro – Portuguesa (RJ)
12 – Vila Belmiro – Santos (SP)
13 – Gávea – Flamengo (RJ)

Ao vivo e on demand  

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.  

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Serviço
Estádios Históricos – segunda a domingo, às 14h30, na TV Brasil 

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br