one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias

Imagem:

Compartilhar:

Feira em Brasília estimula troca de brinquedos entre crianças

Criado em 30/09/12 13h01 e atualizado em 28/10/14 08h34
Por Sabrina Craide Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Menino brinca com leãozinho de plástico
A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias (Foto: José Cruz/ABr )

Brasília - Ganhar um brinquedo novo sem precisar comprar. Essa foi a ideia da 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada hoje (30) no Jardim Botânico. Com a proximidade do Dia da Criança, o objetivo do evento foi repensar o consumo da sociedade e incentivar o relacionamento entre as crianças.

“A troca é o relacionamento da criança com o brinquedo de uma forma diferente. Podemos ter um brinquedo caro trocado por um patinho de borracha. E, para eles, o que importa é brincar”, explicou a organizadora do evento, Raquel Fuzaro, que é membro do Coletivo Infância Livre de Consumismo, um grupo de pais que atua contra a publicidade dirigida às crianças. Segundo ela, toda a divulgação da feira, que atraiu centenas de famílias, foi feita por blogs e redes sociais.

Os irmãos Pietro, de 4 anos e Nikolas, de 2 anos, fizeram várias trocas durante o evento. Para a mãe deles, Katilene dos Santos, o evento é uma forma de valorizar os brinquedos, sem levar ao consumismo. “Há muitos brinquedos com os quais eles não brincam mais, e é uma oportunidade de eles conhecerem outras crianças e não levar ao consumismo. São brinquedos supersimples, mas eles amaram trocar. Às vezes, nós nos preocupamos com o valor, mas eles não, só querem saber se estão se divertindo”.

Maria Fernanda, de 5 anos, trocou uma abelhinha por uma boneca. Os pai dela, Gustavo Linhares e Luciana Linhares, acharam a iniciativa excelente, tanto pelo incentivo da troca quanto pela oportunidade de conhecer outras crianças. “Ela é muito tímida, então a gente tenta fazer com que ela interaja com outras crianças”, disse Luciana.

Para os pais de Sofia, de 1 ano, a principal motivação para participar da feira também foi a interação com outras famílias. “Não sei se ela já está entendendo que está trocando, mas isso se torna uma coisa natural, uma interação espontânea entre as crianças”, disse o pai, Artur Mamede. 

Confira as fotos deste dia de muita brincadeira:



As regras da feira estimulam as crianças a negociar a troca dos brinquedos com a mínima intervenção dos pais. “É importante deixá-las se entenderem sozinhas, dando a chance de aprender a se relacionar”, informava o cartaz do evento. A troca não depende do valor comercial do brinquedo, mas sim do valor que a criança coloca nele.

Além da troca de brinquedos, o evento teve ações de educação ambiental, narração de histórias, mesa de frutas e malabarismos.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário