one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Terezinha Guilhermina bateu o recorde paralímpico nas eliminatórias da prova de 200m classe T11 feminino

Imagem:

Compartilhar:

Você sabia que a velocista cega mais rápida do mundo é brasileira?

Criado em 03/09/12 13h23 e atualizado em 28/10/14 08h31
Por Adriana Franzin

Teresina Guilhermina confirma o favoritismo e leva o ouro
Teresina Guilhermina confirmou o favoritismo e levou o ouro (Fernando Maia/CPB)

A maior medalhista paraolímpica da história do Brasil é mineira, natural de Betim. Terezinha Aparecida Guilhermina nasceu em uma família humilde em março de 1978, com uma doença genética nos olhos chamada retinose pigmentar, que provoca, aos poucos, a perda da visão. Outros quatro dos doze irmãos de Terezinha também têm deficiência visual.

Antes de ser atleta, Terezinha estudou e fez um curso de de Técnicas em Administração. Hoje, ela faz faculdade de Psicologia.

A recordista entrou no mundo dos esportes praticando natação. A irmã de Terezinha Evania de Jesus, que trabalhava como empregada doméstica, deu o primeiro tênis que a incentivou a entrar para o mundo das corridas. Ela tem dois irmãos, Pedro Guilhermino e Sirlene Guilhermino, que também são atletas.

Em 2011, ela ganhou o prêmio de Atleta Paralímpica do Ano. Hoje, ela está entre os principais nomes do atletismo mundial.

Nessas Paralimpíadas de Londres, ao lado do guia Guilherme Soares de Santana, Terezinha completou a prova de 200m rasos em 24s82, quebrando seu próprio recorde e conquistando a medalha de ouro.

Nas Paralimpíadas Pequim, na China, quatro anos atrás, ela ganhou além do ouro nos 200m, outras duas medalhas, sendo uma de prata e uma de bronze. Nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004, ela conquistou uma medalha de bronze. A velocista também tem várias medalhas em outras competições de atletismo.

Paralimpíadas - Terezinha Guilhermina
Terezinha Guilhermina - atleta paralímpica (Comitê Paralímpico Brasileiro)
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário