one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça duas brincadeiras das regiões Norte e Sul do país

Criado em 05/08/15 11h32 e atualizado em 05/08/15 11h49
Por Sim, toda criança pode aprender

Você já parou para pensar o quanto são diferentes as regiões do Brasil? Será que uma criança de São Paulo brinca das mesmas coisas que uma criança de Tatajuba, no Ceará, ou de Pancas, no Espírito Santo?

Pois bem, o projeto Território do Brincar busca captar a diversidade de brincadeiras existentes em nosso país e documentá-las, de forma a mostrar a variedade de “infâncias” que habita o Brasil.

O projeto Território do Brincar permite que saiamos de nosso contexto cotidiano e pensemos em inusitadas formas lúdicas de aprender, experimentar e criar. Além disso, nos ajuda a explorar diferentes culturas e as regiões brasileiras.

Conheça algumas das brincadeiras registradas pelo Território do Brincar:

Brincadeira do Tucunaré – Comunidade Indígena do Paraná (PA)

Certo dia, quando pescava, Perankô observou o vai e vem dos peixes e reparou como os menores perambulavam por águas rasas, e o tucunaré, peixe grande, não saia do fundo. Por mais que quisesse pegar os peixinhos menores, quando eles chegavam no raso, o tucunaré ia até certo ponto e voltava para o fundo. A brincadeira surgiu então dessa observação.

Brincadeira do Tucunaré
Creative Commons - CC BY 3.0 - Brincadeira do Tucunaré

Renata Meirelles - Território do Brincar

Como é a brincadeira:

Paus enfincados no chão amarrados por barbante demarcam o espaço da brincadeira, separando o “raso” do “fundo”. São dois quadrados um dentro do outro. No de dentro, o “fundo”, ficam quatro tucunarés ávidos por pegar os peixes pequenos. No de fora há 6 “portas” por onde uns 8 a 10  peixinhos podem escapar quando atacados pelos tucunarés, que por sua vez não podem sair pelas portas por ficar raso demais e precisam voltar ao fundo.

Cada peixinho capturado entra para o fundo e lá fica até que todos tenham sido pegos.”

Lagarta Pintada – Tatajuba (CE)

“A “Lagarta Pintada” é uma brincadeira cantada bem popular em vários cantos do Brasil e as meninas de Tatajuba não ficam de fora desse grupo.

Existem muitas variações na cantiga por aí e aqui; na praia Cearense, as meninas cantam assim:

Lagarta Pintada

Quem foi que pintou

Foi uma velhinha

Que aqui passou

No tempo da era

Fazia poeira

Puxa lagarta

Na ponta da orelha

Se a cantiga varia de um lugar a outro, de um modo geral os gestos dessa brincadeira se repetem e acontece igualzinho como nos mostrou a Bruna, a Carol, a Maria, a Leila e a Ana.

Elas começam em roda sentadas no chão, com as mãos ao centro. Uma delas vai cantando e tocando uma por uma das mãos.

No final da cantiga aquela mão escolhida segura a orelha da companheira do lado. Assim, seguem cantando até que todas estejam segurando as orelhas das companheiras.”

Brincadeira lagarta pintada
Creative Commons - CC BY 3.0 - Brincadeira lagarta pintada

Renata Meirelles - Território do Brincar

Para quem tiver interesse, no site do Território do Brincar podem ser encontradas outras brincadeiras, fotos, vídeos e notícias. Para conferir clique aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário