one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: GEART

Compartilhar:

Crianças da Bahia exibem com orgulho o seu turbante

Criado em 06/11/15 15h45 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Produção Web Fonte:TVE – BA

No município Lauro de Freitas (BA) o Ponto de Cultura Bankoma oferece oficinas para ensinar dança afro, percussão e tecelagem aos habitantes da região.

Lá as jovens Kailanda e Juliane aprendem sobre culturas de matriz africana e o significado de alguns símbolos do candomblé, como por exemplo o turbante.

“Dentro da religião, nós utilizamos o turbante para proteger o nosso equilíbrio, que é a nossa cabeça, é onde está concentrada a energia dos nossos orixás. Não é só uma questão estética, a partir do turbante a gente expõe uma ideia que a gente defende, uma posição que a gente adota para defender a nossa cultura”, ensina a professora.

Juliane conta que seus colegas da escola costumam elogiar o turbante que ela veste. Já para Kailanda, o uso do turbante é fundamental para valorizar os seus cabelos. Apesar de diversas pessoas recomendarem que a jovem alise o cabelo, ela prefere ele crespo e com o turbante para ficar ainda mais lindo.

Assista ao vídeo produzido pela TVE Bahia e valorize também as origens africanas da cultura brasileira.

Brincando no Baobá - Grupo Bankoma

Aprenda mais sobre a cultura afrobrasileira com o especial Brincando no Baobá. No dia 20 de novembro, às 16h, na TV Brasil e pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, a partir das 11h.

Ainda acompanhe outros conteúdos exclusivos para web no portal da EBC: www.ebc.com.br/brincandonobaoba

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário