one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cola

Imagem: Pixabay

Compartilhar:

Aprenda a fazer colagens coloridas e divertidas

Criado em 29/03/16 09h54 e atualizado em 29/03/16 10h25
Por Primeira Infância Melhor (PIM)

Uma ótima brincadeira, que exercita a criatividade e a habilidade, é fazer uma colagem com diferentes materiais. Você pode usar algodão, barbante, fita, folhas secas, gravetos, jornais, ou até, talheres descartáveis. É só separar aquilo que quiser usar, e soltar a imaginação. Para isso, o site Primeira Infância Melhor (PIM) separou várias dicas. Confira:

1) Material: Cola, recipientes rasos, hastes de algodão, bandeja, bolas de algodão e papel colorido.

Preparação (adulto): Ponha cola em recipientes rasos. Deixe um cotonete ou um graveto com algodão na ponta ao lado de cada bacia de cola, com uma das pontas mergulhadas na cola. Deixe uma bandeja de haste de algodão ao alcance das crianças.

Processo (criança): Pingue ou coloque a cola no papel com uma haste de algodão. A seguir, grude bolas de algodão nos pontos de cola. Encoste bolas de algodão na cola e pressione-as sobre o papel (não se surpreenda de ver as crianças fazendo cócegas em seus rostos, pescoços e braços, antes de colar). As crianças adoram explorar e brincar com as bolas de algodão antes de utilizá-las em uma colagem.

2) Material: Blocos de isopor, fita adesiva, estacas de madeira no formato de prego, martelos de brinquedo, barbante, fita, corda ou pedaços de papel.

Preparação (adulto): Com fita adesiva, fixe um bloco de isopor a uma mesa baixa ou ao chão para que não escorregue ou vire.

Processo (criança): Pressione estacas de madeira, suavemente, no bloco de isopor, até que ele fique de pé sozinho. Martele as estacas no isopor usando um martelo de brinquedo. Para variar, passe barbante ou corda de uma estaca a outra, ou martele-as através de retalhos de papel para enriquecer essa colagem colorida. As estacas podem ser retiradas e utilizadas novamente. As crianças também podem martelá-los na areia ou na terra.

3) Material: materiais da natureza – como gravetos, folhas, sementes e pedrinhas – saco de papel ou plástico, jornal, pincéis ou colheres, papelão, cola, pedaço de madeira ou retalhos de papel grosso.

Preparação (adulto): Dê uma caminhada com a criança para coletar gravetos, folhas, sementes e pedrinhas. Coloque os objetos em um saco de papel. Ao voltar, coloque o conteúdo do saco de papel sobre uma folha de jornal.

Processo (criança): Pincele a cola ou aplique-a com uma colher sobre um pedaço de papelão. Pressione um dos objetos coletados sobre a cola, e continue a acrescentar outros até completar a colagem. Para variar um pouco, cole objetos da natureza em um pedaço de madeira ou em um prato de papelão grosso.

Colagem colorida
Creative Commons - CC BY 3.0 - Colagem colorida

PIM - Primeira Infância Melhor

4) Material: Penas, pratos de papel ou envelopes grandes, tesoura, bandeja ou caixa rasa, cone de papel.

Preparação (adulto): Corte penas de um espanador de pó, ou abra um saco de penas comprado em lojas de artesanato. Coloque as penas sobre uma bandeja ou uma caixa rasa.

Processo (criança): Com um pincel, aplique cola sobre um prato de papel ou uma forma recortada. Cole penas sobre a cola, em qualquer desenho. Deixe secar. Para divertir-se mais com as penas, cole-as sobre o cone de papel para fazer um chapéu de fantasia.

Obs.: Tome cuidado com reações alérgicas às penas, como espirros ou ardência nos olhos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário