one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carlos Lagoeiro participou de uma conversa com as crianças no Portal EBC

Imagem:

Compartilhar:

Diretor artístico do Teatro Munganga comenta a peça internacional Mama Pia

Criado em 10/10/13 12h09 e atualizado em 10/10/13 12h51
Por Adriana Franzin/EBC

Mama Pia
Mama Pia (Divulgação)

Uma peça que já passou por vários países da Europa e chegou até o Japão será apresentada na Arena do Espaço Sesc em Copacabana (RJ), em homenagem ao Dia das Crianças. Os artistas Carlos Lagoeiro e Claudia Maoli vieram da Holanda, onde vivem há 27 anos, especialmente para fazer duas apresentações de Mama Pia. O espetáculo, que tem “muita música, nenhum texto e muito para se ver” é o último trabalho do grupo Teatro Munganga, uma companhia teatral que produz entretenimento para o público infanto-juvenil.

Carlos Lagoeiro, que além de ator é o diretor artístico dessa peça, foi o convidado especial da segunda edição do Álbum de Figurinhas, o bate-papo interativo do canal Infantil do Portal EBC. A conversa foi mediada pelo apresentador Zé Zuca (da Rádio Maluca) e contou com a participação de crianças da da Escola Parque da 308 Sul em Brasília. 

Confira o bate-papo completo:

A pedido das crianças, Carlos fez um resumo da peça. Segundo ele, Mama Pia é uma mulher muito chata e mau-humorada. Fica presa o tempo inteiro em casa, cuidando da limpeza e temendo invasores. Um dia, ela se surpreende com um filhote de passarinho, com a asinha quebrada em seu quintal. Depois de desistir de enxotar o bichinho, Mama Pia resolve cuidar do pássaro e tratar do ferimento. Depois de crescer, ele vê um bando de companheiros passando e manifesta a vontade de partir. Mas Mama Pia decide amarrá-lo. Depois de ver o sofrimento do passarinho, ela se comove e decide soltar o bicho. Com isso, ela se liberta também.

Carlos Lagoeiro disse que teve dificuldades para elaborar um roteiro que falasse sem texto. A emoção, de acordo com ele, é a principal linguagem. 

Ele lembrou, na conversa com as crianças, que começou no teatro aos 15 anos marcado pelo roteiro de Dorotéia vai à Guerra. “É a peça de duas mulheres, mas é feita por dois homens. Eu fiz a filha e aquilo me marcou bastante”. Disse que perdeu a conta de quantas peças já fez e se declarou um apaixonado pela vida e pelo teatro. “Eu me sinto um privilegiado. Pensem nisso quando vocês forem escolher a profissão de vocês”, aconselhou às crianças.

Saiba mais sobre o trabalho de Claudia Maoli e Carlos Lagoeiro:

Carlos Lagoeiro
Carlos Lagoeiro participou de uma conversa com as crianças no Portal EBC (Divulgação )

O Teatro Munganga foi fundado em Amsterdã há 27 anos pelos artistas brasileiros radicados na Holanda Carlos Lagoeiro e Cláudia Maoli. A companhia se caracteriza por produzir espetáculos que conquistam público e crítica por causa da seriedade da abordagem dos temas tratados e pelo cuidado de suas produções. De 1986 até hoje, a Companhia soma 24 espetáculos, sete livros e projetos sócio-culturais que vêm sendo apresentados para plateias de várias partes do mundo. Alguns dos lugares onde se apresentaram são Bélgica, Itália, Japão e Paquistão, além de Holanda e Brasil.

A participação de Daniel Azulay, programada inicialmente para o bate-papo, teve que ser cancelada por problemas operacionais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário