one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hanukiá - Candelabro judeu

Imagem:

Compartilhar:

Em vez de Natal, Hanuká: a festa das luzes

Criado em 24/12/12 12h29 e atualizado em 24/12/12 15h06
Por Mães Internacionais

Candelabro judeu
Hanukiá - Candelabro judeu (RonAlmog CC)

A Luciana Almeida Tub, mãe do Uri, mora em Israel e conta no blog Mãe em Israel como são as comemorações do mês de dezembro por lá.

São oito dias de comemoração no mês judaico de Kislev (por volta de dezembro). Durante o “ Festival das Luzes” ou, em Hebraico “Hag Urim”, a cada noite é acesa uma vela da Hanukiá, um candelabro especial para essa festa, que tem nove suportes e é colocado na frente da janela. A vela principal, do centro, shamash é a primeira. Ela acende as outras oito.

É costume passear pelas ruas durante esta época para ver os candelabros acesos, pois há modelos especiais, suntuosos e grandes, verdadeiras “jóias” de família.

Quando a vela é acesa, a família faz as bênçãos, relembrando os milagres e os heróis importantes para o judaísmo. Depois cantam canções típicas de Hanuká, que são passadas de geração a geração.

As comidas dessa época são, praticamente, frituras: bolinhos, panquecas e, principalmente, os sufganiot, uma espécie de sonho.

Mesa de Hanuká
Mesa de Hanuká (Mãe em Israel)

Essa é uma festa totalmente voltada para as crianças. Elas recebem muitos presentes (muitos recebem um presente por noite). Cantam músicas, comem doces e brincam com um tipo de pião, chamado sevivon. Curiosidade: Cada lado do peão tem uma letra hebraica. As letras são as inicias de "Nes gadol haiá pó" (um grande milagre aconteceu aqui). Isso em Israel. Se o pião for comprado em qualquer lugar fora daqui, as letras serão as iniciais de "Nes gadol haiá sham" (um grande milagre aconteceu lá). 


Pião judeu
Sevivon (Mãe em Israel)

Obs: Há variações para a escrita de Hanuká - pode ser Hannukah, Chanukah, Januká (na voz de hispano-hablantes)


Um pouco de História

A mamãe Luciana explica aqui a origem da festa de Hanuká

Por que comemoramos Hanuká (adaptado do site do Beit Chabad)?

Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Durante o seu governo, ele forçou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitsvot (preceitos) da Torá (a "Bíblia" Judaica) e forçando a prática da idolatria pagã.

Em 165 AC, os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim,resolveram lutar contra essa opressão e saíram vitoriosos de uma batalha travada contra Antiocus e seu enorme exército. 

O Templo Sagrado, que havia sido violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) foi reacesa com o azeite puro de oliva, encontrado no Templo. A quantidade de azeite encontrada no Templo seria suficiente para acender a Menorá por apenas um dia, mas milagrosamente o o óleo durou oito dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança deste milagre, nós, judeus, comemoramos Hanuká durante oito dias. 

Hanuká é comemorado no mês judaico de Kislev (por volta do mês de dezembro). Neste ano, as velas da Hanukiá estão sendo acesas entre os dias 9 e 16 de dezembro. 

Quer ver como é? Nesse video, uma explicação, em Inglês, sobre a festa toda, com direito a canções e imagens. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário