one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ovos da páscoa

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 80% dos alimentos em publicidade para crianças não são saudáveis

Criado em 29/08/13 14h31 e atualizado em 29/08/13 15h21
Por Bruna Ramos Edição:Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Nos dias atuais, 50% da publicidade dirigida para as crianças trata de alimentos. E dentro deste montante, mais de 80% dos produtos não são saudáveis. Os dados, apresentados pela senadora Ana Rita (PT-ES), serviram de base na argumentação da audiência pública que debateu a regulação da publicidade de alimentos dirigida a crianças. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no Senado Federal

“Quando a gente analisa essa exposição muito grande dos alimentos não-saudáveis – com excesso de açúcar, sal e gordura – [percebemos que] posteriormente vai levar a criança a desenvolver obesidade”, aponta a professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), Renata Alves Monteiro. Segundo ela, além de expor crianças a doenças crônicas não transmissíveis, a obesidade pode se estender até a vida adulta.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O assunto, de acordo com o professor da UnB, Fernando Paulino, é polêmico. “Durante muito tempo essa temática foi embairrerada”, afirma. Embora o assunto esteja sendo debatido em diversas frentes no Congresso Nacional, nenhuma regulamentação específica foi aprovada.

Publicidade infantil

Para tentar viabilizar políticas públicas na exposição de crianças à publicidade de alimentos, o Instituo Alana lançou durante a audiência o livro 'Publicidade de Alimentos e Crianças – Regulação no Brasil e no mundo'. A publicação traz referenciais comparativos sobre o tema em diversos países. “Com informações de outros países, que têm democracia consolidada e apresentam já na sua legislação alguma forma de regulação deste tema, talvez o nosso país possa agregar conhecimento para implementar uma legislação mais rigorosa”, explicou Isabella Henriques, diretora do Instituto.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para especialistas no assunto, a publicidade de alimentos voltada às crianças deveria ser banida. Os menores de 12 anos são mais vulneráveis que qualquer outro consumidor. Além disso, esse público possui 70% do poder de decisão de compra dentro do seu núcleo familiar.

Edição: Allan Walbert

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário