one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança com iphone

Imagem:

Compartilhar:

Aplicativos podem ensinar bebês?

Criado em 03/09/13 12h03 e atualizado em 03/09/13 13h08
Por Portal EBC Edição:Adriana Franzin

Criança com iphone
Associação Americana de Pediatria sugere que pais evitem mídias com telas para crianças com menos de dois anos(jayneandd/ Creative Commons)

A oferta de aplicativos voltados para o público com menos de dois anos é considerável. Os da série Laugh & Learn, comercializados pela Fisher-Price, por exemplo, já foram baixados mais de 2,8 milhões de vezes. A promessa é de que os jogos ensinem habilidades, números e palavras para bebês muito pequenos. No entanto, ao contrário do que a publicidade afirma, não há evidências científicas de que esses jogos possam ensinar algo, segundo uma organização não-governamental dos Estados Unidos chamada Campaign for a Commercial-Free Childhood (Campanha para uma Infância Livre de Comércio).

Mais do que isso, segundo Susan Linn, diretora da campanha, a exposição de crianças dessa idade às telas é prejudicial para o desenvolvimento cerebral e deve ser evitada. A orientação, inclusive, consta nas recomendações da Associação Americana de Pediatria. Outro ponto levantado é que a proliferação desta forma de entretenimento reduz o tempo de outras atividades, como brincadeiras ao ar livre ou manuais. 

Com esses argumentos, a organização apresentou, no mês passado, uma queixa contra sete aplicativos comercializados pela empresa Fisher-Price e oito pela Open Solutions. De acordo com a instituição, as marcas não deveriam promover propagandas enganosas, já que os programas serviriam apenas para entretenimento.

Ações da Campaign for a Commercial-Free Childhood já fizeram com que a publicidade em torno do "Baby Einstein"  recuasse das afirmações sobre seu caráter didático e que a empresa Your Baby Can aceitasse um acordo diante de queixa sobre um vídeo que sugeria que o produto poderia ensinar bebês com idade a partir de nove meses a ler. Saiba mais aqui.

Edição: Adriana Franzin

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário