one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A escovação é o principal cuidado para manter dentes saudáveis

Imagem:

Compartilhar:

Pais devem ensinar desde cedo cuidados com a higiene bucal

Criado em 04/02/14 10h19 e atualizado em 04/02/14 11h09
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Escova de dente
Escovar os dentes após as refeições é o primeiro cuidado para ter dentes saudáveis (rebeccabug/ Creative Commons)

Aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, 2,43 dentes com cárie. Dados colhidos pelo Ministério da Saúde em 2003 e 2010, apontam que em sete anos a redução de cáries em crianças com dente de leite foi de apenas 13,9%. Apesar da melhora, o relatório do Ministério ressalta que a proporção de dentes não tratados se manteve no mesmo patamar de 80%, e que a dentição infantil merece uma atenção especial.

A clara necessidade de políticas públicas nesta área, resultou na criação da Política Nacional de Saúde Bucal, intitulada Brasil Sorridente, em março de 2004. O programa prega que mudanças no nível de saúde bucal da população traz reflexos positivos em sua saúde geral.

Nos Estados Unidos, há mais de 60 anos a Associação Dental Americana (ADA) patrocina todo mês de fevereiro o Mês Nacional da Saúde Bucal das Crianças. A data une milhares de profissionais da odontologia na promoção dos benefícios da boa saúde bucal. Embora as comemorações aconteçam lá, existe no Brasil alguma movimentação a respeito do assunto durante este período. A data alerta, principalmente, para que ações de cuidado e prevenção com a boca e os dentes comecem desde cedo.

Muitos pediatras explicam sobre a higienização da boca do bebê já nas primeiras consultas. E, normalmente, encaminham a criança a um especialista no primeiro ano de vida – tendo o bebê  dentes ou não. Mas, embora a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) considere que a primeira consulta odontológica deva ocorrer aos 6 meses, ainda há médicos que não orientam os pais sobre essa necessidade.  

Além do acompanhamento com um especialista, a educação bucal deve ser praticada em casa. Em vez de adotar cuidados apenas quando o problema está instalado, vale a pena ensinar às crianças, desde cedo, medidas de prevenção.  

Confira:

- Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições

- Usar fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir

- Evitar o consumo frequente de bebidas ou alimentos açucarados

- Procurar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário