one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parto

Imagem:

Compartilhar:

Taxa extra para garantir médico no parto é indevida

Criado em 08/04/14 08h52 e atualizado em 08/04/14 09h34
Por Portal EBC*

Tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente a cobrança, pelo obstetra, de uma taxa de disponibilidade para a gestante. O dinheiro extra é para garantir, segundo os profissionais, que a qualquer hora eles estejam prontos para realizar o parto.

Segundo a advogada especialista em Direto do Consumidor, Gabriela Guerra, tal cobrança é indevida e tem sido punida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ela afirma que no caso dos médicos conveniados a planos de saúde, esta prática tem sido repudiada e pode resultar em penalidades administrativas e financeiras. "No Tribunal de Justiça ainda não têm muitas decisões. Por enquanto, nas decisões que têm,  os pacientes estão recebendo o reembolso dos planos de saúde quando se trata de médicos credenciados".

Ainda de acordo com a advogada, essa prática é relativamente recente e não tem jurisprudência. "Contra médicos particulares não temos decisão no Brasil, eu acredito que é porque a paciente está confiando seu parto ao profissional e não quer se indispor com ele. Mas o Ministério Público já foi intimado a se manifestar", esclarece.

Ouça a entrevista completa de Gabriela Guerra ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

* Com informações da Rádio Nacional de Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário