one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pai e filho

Imagem:

Compartilhar:

Doenças genéticas na infância podem ter cura

Criado em 08/05/14 06h22 e atualizado em 08/05/14 10h09
Por Portal EBC*

As Imunodeficiências Primárias (IDP) são um grupo de doenças genéticas causadas por defeitos no funcionamento do sistema imunológico. Essas doenças, se não são identificadas precocemente, podem levar à morte, principalmente em crianças. Para ampliar a conscientização da população na busca por um diagnóstico correto e na possibilidade de uma vida normal do paciente com a doença, foi criada a campanha Saia da Bolha.

Segundo  o imunologista José Marcos Telles da Cunha, o Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiências Primárias (CBID), responsável pela campanha,  busca expandir os sinais de alerta dessas doenças. Se elas forem diagnosticadas precocemente, podem ser curadas (no caso de pacientes que tenham a possibilidade de fazer um transplante de medula óssea) ou podem ser controladas se tratatadas adequadamente, explica o médico. Uns dos principais sinais da IDP são: menor defesa contra infecções; ocorrência de infecções frequentes ou graves; histórico familiar para casos semelhantres; e parentesco entre os pais.

Confira a entrevista completa do Dr José Marcos ao programa Dito e Feito, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

* Com informações da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário