one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fecundação

Imagem:

Compartilhar:

Técnica melhora qualidade dos espermatozoides descongelados

Criado em 19/08/14 09h56 e atualizado em 19/08/14 10h24
Por Agência USP de Notícias

fecundação
Técnica aumenta de 20 a 30% a motilidade progressiva de espermatozoides descongelados (Miguel Artime / Creative Commons)

Uma técnica desenvolvida no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia – Setor de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP aumentou de 20 a 30% a motilidade progressiva (capacidade de se mover) do espermatozoide descongelado. A novidade é que os pesquisadores utilizaram um aditivo de origem vegetal, com grau de pureza acima de 99%, que associado a macromolécula proteica (carreador de lipídios), aumenta a proteção da membrana do espermatozoide durante a criopreservação. O aditivo pode ser aplicado tanto no congelamento de sêmen humano quanto de outros mamíferos.

A criopreservação de sêmen é muito empregada nas técnicas de reprodução assistida, como inseminação artificial e fertilização in vitro, entre outros procedimentos. Ela consiste no congelamento do sêmen fresco para conservá-lo e ser utilizado posteriormente. Entretanto, durante o processo de congelamento e descongelamento ocorrem danos químicos e mecânicos na membrana do espermatozoide, que podem reduzir a motilidade e a funcionalidade.

Leia também: Infertilidade masculina não é empecilho para quem quer ser pai

No caso de sêmen humano, para realizar o congelamento é criado um meio padrão que contém em sua formulação a gema de ovo, composta por lipoproteínas, colesterol, fosfolipídios. Esse aditivo é usado para criar uma camada bioprotetora na membrana do espermatozoide. “Atualmente, o congelamento de sêmen humano tem bons resultados, mas ainda não é satisfatório. Na criopreservação de sêmen, um dos pontos lesados no espermatozoide é a membrana espermática, mas também ocorre com muita frequência a geração de radicais livres, que podem fragmentar o DNA ”, explica a bióloga Alessandra Vireque, uma das pesquisadoras do estudo.

Outro problema apontado por Alessandra é o uso da gema de ovo como aditivo. “A gente sabe que todo aditivo de origem animal tem um risco de veiculação de microorganismos e até de transmissão de doenças infecciosas. Daí a nossa ideia de trabalhar um aditivo de origem vegetal.”

Fosfatidilcolina

A equipe formada por Alessandra, a farmacêutica Marilda Dantas, o estudante Oswaldo Ortiz da Silva e a professora da FMRP Rosana Reis começaram a estudar um fosfolipídio de origem vegetal que pudesse ser adicionado ao meio padrão durante a criopreservação e melhorasse os resultados do método. E o fosfolipídio escolhido foi a fosfatidilcolina obtida da soja.

“Esse lípidio é obtido da semente de soja, dessa semente é extraído um óleo e esse óleo é purificado. Trabalhamos com a fosfatidilcolina obtida da soja, rica em ácido linoleico (ômega 6) e com alto grau de pureza, acima de 99%”, afirma a Alessandra. Nos testes, a fosfatidilcolina se mostrou efetiva em proteger a membrana plasmática dos danos causados pelo processo de congelamento e capaz de proteger a célula contra a formação de radicais livres e a fragmentação do DNA.

“Quando se analisa um espermograma (exame que visa analisar as condições físicas e químicas do sêmen), é preciso avaliar alguns parâmetros como a quantidade de espermatozoide, quantos estão móveis (motilidade), ou seja, tem a capacidade de chegar até o óvulo para penetrar e fertilizar, a porcentagem de vivos e tem que estar normais. Quando você faz um congelamento e descongelamento de sêmen, perde-se muito das características dele, principalmente em relação a motilidade e a vitalidade, não se consegue recuperar todos os espermatozoides. Com o uso da fosfatidilcolina vinda da soja, percebemos que houve uma melhora na qualidade dos espermatozoides”, explica a professora Rosana.

Patente

A tecnologia já teve o seu processo de patente realizado pela Agência USP de Inovação e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial e comercialização.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário