one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

Imagem:

Compartilhar:

Crianças devem passar por adaptação gradual ao horário de verão

Criado em 14/10/14 10h41 e atualizado em 15/10/14 07h29
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Enem cadernos relógio
Crianças devem deitar 15 minutos mais tarde e acordar 15 minutos mais cedo para se adaptarem ao novo horário sem traumas (Sourabh/Creative Commons)

Todo ano é a mesma coisa: o calendário vai chegando ao fim e mais um horário de verão tem início. No próximo domingo (19), os relógios dos estados Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora, e assim permanecerão até 22 de fevereiro de 2015.

Leia mais:

Horário de verão vai do dia 19 deste mês a 22 de fevereiro

Horário de verão 2014/2015: Saiba como fica o horário em seu estado

Para que a mudança no relógio seja sentida com o menor impacto possível pelo corpo, a psicóloga Carmen Alcântara, especialista em distúrbios do sono, sugere uma adaptação gradual. “Vale a pena fazer um preparo antes do início do horário de verão, principalmente em crianças até 5 anos”, pondera. A sugestão é que a partir desta terça-feira (14) as crianças sejam colocadas para dormir 15 minutos mais cedo a cada dia, até chegar a uma hora a menos do horário habitual da criança dormir. O mesmo esquema deve ser adotado pela manhã, acordando a criança 15 minutos mais cedo. “Para crianças maiores de 5 anos, esse processo pode ser feito dois dias antes, levando a criança para cama meia hora mais cedo nas duas noites que antecedem a mudança do horário e acordando também, meia hora mais cedo dois dias antes”, complementa Carmen.

Desta forma, a especialista acredita que a criança sentirá menos a mudança. No caso dos adultos, basta que no domingo durmam mais cedo para não se sentirem muito cansados na segunda-feira.

A manobra de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol e, assim, economizar energia, pode atrapalhar a qualidade do sono no começo, mas não causa nenhum distúrbio do sono  na criança, garante Carmen. “Mesmo que elas se ressintam nos primeiros dias e até na primeira semana (caso não tenha sido feito um preparo), o relógio biológico irá se adaptando gradativamente à mudança, desde que sejam mantidas as rotinas e ritmos da criança”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário