one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grupo de mães e profissionais de apoio psicológico e físico à gestante (doulas) promovem manifestação em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário optar entre a doula e o pai do bebê

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o papel da doula

Criado em 10/11/14 12h05
Por Rádio Nacional de Brasília

As doulas voluntárias são mulheres treinadas para atender parturientes nos hospitais públicos do país. Capacitar acompanhantes de parto, voluntárias ou funcionárias de Centro Obstétrico para que estejam aptas a acompanhar parturientes, em qualquer estágio do trabalho de parto, é uma das atividades destas profissionais. Elas devem proporcionar conforto físico, emocional, afetivo e psicológico às gestantes, tornando a experiência de parto positiva.

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou a coordenadora do curso e do projeto “Doulas do SUS” da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), Marilda de Castro, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília o que é uma doula, qual o trabalho desenvolvido por esta importante profissional e como deve ser o projeto que será implantado, em breve, em todo o Brasil.

Leia mais: Gestantes do DF ganham apoio de doulas voluntárias no serviço público

Segundo ela, a profissão de “doula” sempre existiu, porém com outros nomes, como ajudante de parteira e acompanhante de parto, por exemplo. Somente a partir do ano 2000 é que se transformou no nome “doula”. Marilda explicou que a doula é uma mulher habilitada para acompanhar, física e emocionalmente, uma outra  mulher em estado gravídico-puerperal. Ou seja, a profissional deve acompanhar a gestante desde que ela descobre que está grávida até depois do nascimento do bebê.

Marilda de Castro ressaltou, também, as principais atividades desempenhadas pelas doulas. Ela explicou que as doulas devem orientar as grávidas, passando informações para elas e para os acompanhantes sobre os cuidados para se ter uma gravidez saudável e como estabelecer um vínculo com os bebês. Além disso, as profissionais de saúde devem alertar para a escolha do parto, que pode ser de forma natural ou cesariana.

A entrevistada contou que o projeto “Doulas do SUS” pretende treinar mulheres para trabalhar no sistema de saúde público do país. Segundo ela, apesar de já reconhecida no Ministério do Trabalho, a profissão de doula ainda é pouco valorizada nos hospitais públicos do Brasil. A maioria das doulas trabalham na rede privada de saúde. Por esta razão, o projeto visa conseguir que as profissionais atuem como voluntárias por, pelo menos, 24 horas nas maternidades públicas, em todos os dias da semana.

Confira a íntegra da entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário