one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chupetas customizadas são consideradas irregulares pelo Inmetro pois oferecem risco de engasgamento e intoxicação

Imagem:

Compartilhar:

Chupetas customizadas são consideradas irregulares pelo Inmetro

Criado em 12/01/15 09h48
Por Rádio Nacional de Brasília

Chupeta customizada
Chupetas customizadas são consideradas irregulares pelo Inmetro pois oferecem risco de engasgamento e intoxicação (Crystal/ Flickr/ CC)

Laboratórios reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) certificam e submetem as chupetas a ensaios químicos, toxicológicos, mecânicos, clínicos e biológicos, para depois serem colocadas no mercado.

Segundo o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, há muita entrada de produtos irregulares no mercado, vindos de países sem tradição em qualidade e segurança de produtos, o que implica em riscos de intoxicação e outros problemas.

Leia também:

Bebês amamentados na primeira hora de vida têm menos chance de usar chupeta

Lobo afirma que além da certificação, o Inmetro, em parceria com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), faz uma fiscalização no país inteiro e produtos encontrados sem certificação são apreendidos.

Porém, o que está preocupando mais o Inmetro é a customização das mamadeiras e chupetas. "São aquelas adornadas por um artesão que pega o produto certificado e coloca cristaizinhos para enfeitar. O problema é que não há controle nisto e existe o risco desses cristais se desprenderem e irem à boca ou narinas das crianças, podendo provocar sufocamento. Sem falar do adesivo usado para colar essas pedrinhas nas mamadeiras e nas chupetas, que podem causar intoxicação", diz o diretor do instituto.

Para coibir a prática, o instituto tem estudado a promulgação de uma portaria que deixe claro o caráter irregular da customização. A partir de então, além de os produtos serem apreendidos e destruídos, o vendedor e o customizador da chupeta poderão ser penalizados.

Para esclarecer mais dúvidas, entre em contato com o Inmetro pelo telefone da ouvidoria (0800-285-1818) ou pelo site.

Ouça a entrevista completa com o diretor do Inmetro Alfredo Lobo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário