one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Disciplina: a importância de estabelecer regras claras

Criado em 24/02/15 09h16 e atualizado em 24/02/15 09h45
Por Enciclopédia da Criança Edição:Adriana Franzin

Atitudes amorosas, regras claras e a aplicação das consequências estabelecidas previamente estimulam o desenvolvimento de comportamentos positivos na criança. Quando os pais se comportam dessa maneira, a criança é estimulada a explorar seu ambiente, respeitando, ao mesmo tempo, certos limites. Pais interessados que dão à criança a oportunidade de conseguir fazer coisas divertidas transmitem a ela confiança e a estimulam a explorar o ambiente. 

Respeitando a personalidade de cada criança, os pais devem discipliná-la de forma que não seja excessivamente autoritária nem excessivamente permissiva, para que ela obedeça instruções.

Crianças que são controladas de forma muito rígida terão dificuldade para tomar decisões e expressar suas necessidades. Por outro lado, crianças às quais é permitido fazer tudo o que querem terão dificuldade para saber o que é ou não aceitável. 

Disciplina adequada resulta em sucesso na escola e na capacidade de fazer amigos. Se os pais não conseguem construir respeito por regras nos primeiros anos de vida (zero a 5 anos), é possível que a criança desenvolva diversos tipos de problemas comportamentais. 

Se os pais não oferecem supervisão suficiente (não se envolvem nas atividades da criança, não são encorajadores) e reagem com punições, explosões de mau humor ou rigidez, há maior risco de que a criança desenvolva problemas comportamentais. 

Uma disciplina que ajude a compreender o que é ou não é aceitável contribui para que a criança desenvolva habilidades sociais, empatia, autocontrole e capacidade de prestar atenção e de planejar suas ações 

Como agir diante de comportamentos da criança que devem ser desencorajados:

- estabelecer regras claras;
- explicitar as consequências do desrespeito às regras;
- aplicar as consequências que foram estabelecidas;
- ignorar a criança se seu comportamento for agressivo ou desrespeitoso;
- aplicar a técnica de retirada (de forma breve e repetida). Por exemplo, tomar um objeto que é fonte de conflito entre duas crianças ou pedir que a criança se retire para um local sossegado onde possa se acalmar. 

Como agir diante de comportamentos da criança que devem ser estimulados:

- mostrar à criança que seu comportamento foi adequado;
- elogiar a criança por meio de palavras e de ações. Por exemplo, expressar orgulho, abraçar, sorrir, dar uma piscadela etc;
- ajudar a criança a identificar a ligação entre suas ações e resultados bem-sucedidos;
- estimular a criança a prosseguir. 

Como agir diante de situações que podem levar a criança a perder o controle:

- dar apoio à criança oferecendo maneiras agradáveis de se acalmar. Por exemplo, mudar de atividade, respirar calmamente, distrair ou desviar a atenção da criança etc. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário