one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gatos são os principais transmissores de toxoplasmose

Imagem:

Compartilhar:

Assintomática na maioria dos casos, toxoplasmose representa risco para o feto

Criado em 07/04/15 09h21 e atualizado em 07/04/15 11h54
Por Portal EBC Fonte:Canal Saúde

Transmitida pelas fezes contaminadas do gato, na maioria das vezes, a toxoplasmose não provoca sintomas. Tanto que, em 80% a 90% dos casos, os infectados nem sabem que têm ou tiveram a doença. Porém, em alguns momentos, a doença pode representar grande risco como no caso da infecção de mãe para feto.

"Se a grávida pegar a toxiplasmose pouco antes de engravidar, ou durante a gravidez, ela pode passar a doença para o bebê. No primeiro trimestre da gravidez, o bebê é muito bem protegido, então a chance de pegar é pequena, cerca de 10%. Mas, se pegar, a chance de aborto é muito grande. No segundo trimestre, a chance de passar para o bebê já é 30%, mas a chance de lesão grave é menor, chega a 2%. No terceiro trimestre, as chances de passar para o bebê são de 60%, mas as lesões são muito menos importantes", explica a infectologista do Departamento de Pesquisa do Hospital Federal dos Servidores do Estado, Jacqueline Menezes.

Ainda de acordo com a especialista, as três formas de contágio da toxoplasmose são: contato direto com as fezes de gatos, ingestão de hortaliças ou carnes mal passadas contaminadas e ingestão de água contaminada. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue: febre, mal estar, dor no corpo, dore de cabeça e ínguas no pescoço.

Para quem tem gato em casa, principalmente gestantes, o infectologista Rodrigo Caldas Menezes sugere os seguinte cuidados:

- oferecer ração e água filtrada (ou fervida) para os bichinhos. Caso queira oferecer carne, certifique-se de que ela está bem cozida;

- sempre usar a caixa de areia e limpá-la diariamente. Grávidas e pessoas com problemas de baixa imunidade não devem fazer esta limpeza. Em caso de necessidade absoluta, devem usar luvas;

- evitar que o gato saia do domicílio para caçar;

- realizar a castração do animal, o que causa um efeito comportamental, diminuindo a saída deles à rua.

Entenda mais sobre o assunto no vídeo do programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ligado em Saúde - Toxoplasmose

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário