one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fraldas

Imagem:

Compartilhar:

Confira dicas para tirar a fralda a criança

Criado em 01/06/15 09h28 e atualizado em 01/06/15 09h40
Por Proteste

Até dez anos atrás, os pediatras recomendavam que a fralda fosse abandonada até os 2 anos. Hoje eles consideram que a fralda pode ser tirada entre 2 e 4 anos. Quem determina o momento certo é a própria criança.

Quando ela está pronta para dispensar o seu uso, costuma reclamar que a fralda está suja ou avisar que vai fazer cocô.

Ao identificar que seu filho está pronto, alguns conselhos médicos podem ajudar nessa tarefa:

Na 1ª semana – Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha. Para incentivar, cante parabéns e festeje as primeiras vezes que ele conseguir fazer o xixi e o cocô no peniquinho.

Na 2ª semana – Continue levando a criança para fazer xixi e cocô em intervalos regulares, mas deixe-a um pouco sozinha no banheiro. Peça a ela que chame quando tiver terminado. É normal que hajam recaídas, jamais dê bronca. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema. Da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro”. Você pode comprar cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivar ainda mais a criança a abandonar as fraldas de vez.

Na 3ª semana – Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Quem deve limpar a criança são os pais, mas mostre para ela como se faz. E nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.

Na 4ª semana – Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria. A criança pode continuar usando a fralda para dormir. A hora certa de tirar a fralda noturna é quando ela começa a amanhecer seca.

Dicas rápidas:

    - Lembre-se, primeiro deve acontecer o desfralde diurno, em um período tranquilo da vida da criança – evite épocas de grandes mudanças.

    - O tempo de desfralde varia: leva poucos dias para uma criança ou mais de um mês para outra.

    - Quando perceber que o processo está estabilizado e seu filho já controla bem o xixi e o cocô durante o dia, parta para o desfralde noturno.

    - Mas não se assuste se o desfralde noturno demorar mais – os médicos dizem que é normal e a fralda da noite pode ser necessária para algumas crianças até os 4 ou 5 anos.

    - Comece diminuindo a ingestão de líquido do seu filho durante a noite.  

    - E importante: diariamente, antes de colocá-lo na cama, diga para fazer xixi.

    - Nas primeiras madrugadas, o ideal é levá-lo a cada duas horas ao banheiro e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ele costuma urinar. Então, procure acordar toda noite nesse horário para colocá-lo no vaso e, mais para frente, ensiná-lo a ir sozinho quando precisar.

Tags:  desfralde, penico
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário