one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança modelo

Imagem:

Compartilhar:

Como ajudar seu filho a desenvolver autoconfiança?

Criado em 30/07/15 10h13 e atualizado em 30/07/15 10h35
Por Hospital Infantil Sabará

Autoconfiança é um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável da criança e essencial em seu sucesso escolar. Autoconfiança é crucial para que a criança se relacione com os outros e encare tantos desafios sociais como partilhar, competir e fazer amigos, que são apresentados nos ambientes escolares.

Mas como ela se desenvolve? Na maior parte, o senso de confiança da criança é moldado e nutrido (ou não) por aqueles que cuidam dela. Saiba como fazê-lo:

Estabeleça rotinas para seu filho. Quando eventos são previsíveis, quando ocorrem em aproximadamente a mesma maneira no mesmo horário diariamente, a criança se sentirá mais segura, protegida, confiante e em controle de seu mundo. Ela sabe, por exemplo, que primeiro vem o banho, depois jantar, leitura e então hora de dormir, por exemplo. Ela percebe o que acontecerá em seguida e pode se preparar para essas mudanças. Se eventos diários parecem ocorrer randomicamente, isso pode causar muita ansiedade. Se a vida não faz sentido, explorá-la pode ser muito assustador. Quando a criança sabe o que esperar sente-se livre para brincar, crescer e aprender.

Permita e facilite muitas oportunidades para brincar. Brincar é como a criança aprende sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo à sua volta. Pelo brincar, as crianças também aprendem como solucionar seus problemas e desenvolvem confiança – encontrando a bola atrás do sofá, encaixando a forma no seu buraco, fazendo o boneco aparecer da caixa. Uma criança que pressiona o botão em um boneco que produz um agradável som está aprendendo que ela pode fazer algo acontecer. É também através do brincar que as crianças aprendem como é ser outra pessoa, experimentar novos papeis e elaborar sentimentos complicados. Uma criança de dois anos que se veste brincando de ser uma mãe indo para o trabalho, pode estar resolvendo seus problemas com relação à separação. Outra de três anos brincando de Power Rangers pode estar praticando ser mais positivo, dominando medos e dando vazão à sentimentos agressivos. Dica: deixe seu filho guiar o tempo do brincar – isso desenvolve a confiança, assertividade e liderança.

Ajude seu filho a aprender a resolver problemas. Auxilie-o a lidar com problemas mas nem sempre resolva-os para ele. Mexa os blocos debaixo da torre para que ela fique mais estável, mas não coloque as peças para ele, deixe-o descobrir como estabelecer seu balanço. Dessa forma você fornece uma possibilidade de ele sentir-se bem sucedido. Dê dicas, sugestões, mas não faça por ele. O objetivo é guiá-lo e apoiá-lo nos seus esforços para solução de problemas mas não fazer por ele o que tem capacidade de conquistar por si mesmo.

Às vezes, os momentos de grande frustração são de fato oportunidades de ouro para o desenvolvimento da confiança, competência e domínio.

Ele aprenderá que pode depender de você para encorajá-lo. No meio tempo, ele encontrará a solução.

Dê responsabilidade para seu filho. Sentir-se útil e necessário faz a criança se sentir importante e desenvolve a confiança. As tarefas, no entanto, devem ser apropriadas para a idade. Crianças muito novas podem, por exemplo, separar a roupa, ajudar a alimentar os animais de estimação, regar plantas, guardar os brinquedos. Seja específico e diga: “por favor, coloque cada guardanapo no prato” e não “me ajude a arrumar a mesa”.

Comemore o sucesso de seu filho. Demonstrar para ele que você reconhece que está crescendo e aprendendo ajuda a criar confiança. Faça um álbum de fotografias com suas conquistas. Tire fotos de seu filho se esforçando para subir em uma cadeira, e outra dele sentado orgulhoso.

Encoraje seu filho a tentar dominar tarefas nas quais está se esforçando. Crianças aprendem fazendo. Separe dificuldades em passos controláveis para que ele se sinta em controle, confiante e seguro. Por exemplo, se ele está aprendendo a colocar seus sapatos:

1 - Desamarre os sapatos e abra-os para ele/ Alinhe-os para que ele possa entrar neles/ Deixe-o debruçar-se enquanto entra neles/ Guie suas mãos, se necessário, enquanto ele o aperta/ Diga: “Bom trabalho em colocar seus sapatos!”

2 - À medida em que se trabalha em uma tarefa ou habilidade que é difícil para a criança – como realizar a transição da bicicleta de rodinhas ou descer uma ladeira – deixe-a acreditar em si mesa, mas também comunique que não ficará desapontado se ela não estiver pronta ainda. Você está lá para apóia-la sempre que estiver disposta a tentar novamente. Quando a criança se sente no controle, ela se sente mais forte no mundo.

Proporcione linguagem para a experiência da criança que pontualmente reflita sua experiência, mostre compreensão e empatia e instigue confiança. “Você tentou se servir de suco. Muito bem. Entornou um pouco e parece estar triste… Aqui, limpe com esse pano. Essa jarra é pesada para mãos pequenas. Darei uma menor para você tentar novamente.”

Seja um modelo você mesmo. Crianças estão sempre observando profundamente seus pais para dicas de o que fazer ou como se sentir sobre as diferentes tarefas e interações sociais. Quando for para aprender como lidar com emoções como sofrimento, raiva ou frustração, são eles aqueles a quem ela vai recorrer. Se conseguir moldar persistência e confiança em si mesmo, seu filho também aprenderá. Tente novas coisas e elogie-se em voz alta. “Eu estava frustrada montando aquela estante. É difícil. Quando caiu fiquei muito brava. Agora estou orgulhosa de mim mesma por ter conseguido realizar essa tarefa sem desistir.”

Se conseguir dizer para seu filho quando estiver brava: “Não gosto quando você joga uma bola em mim. Sei que está bravo e tudo bem. Mas jogar coisas machuca. Você pode me dizer que está bravo e bater nessa almofada se quiser fazer algo com seu corpo”, você não só estará se referindo a atitude de seu filho e também lhe oferecendo alternativas, mas da maneira que está lidando com a raiva dá a ele um modelo saudável de lidar com sentimentos fortes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário