one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professor escreve no quadro-negro

Imagem:

Compartilhar:

Curso online gratuito explica a dislexia

Criado em 09/07/15 11h41 e atualizado em 10/07/15 14h36
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Diferentemente do que muitos pensam, a dislexia não é uma doença, mas um transtorno genético e hereditário da linguagem. Normalmente, é identificado na fase da alfabetização, quando a criança não decifra os códigos escritos e sonoros da leitura, trocando as palavras e seus significados.

Isso acontece porque o cérebro dessa criança tem dificuldade em processar os símbolos da soletração, escrita, leitura, e a compreensão de textos. Muitos pais e educadores acabam achando que esse comportamento está relacionado à falta de concentração, a problemas psicológicos, desinteresse ou preguiça.

Encontrar o real motivo exige conhecimento e muitas escolas não contam com profissionais capacitados, com um olhar apurado sobre a questão.

Para minimizar o conflito na sala de aula, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, com o Instituto ABCD, uma plataforma para capacitação de professores, online e gratuito, sobre a dislexia.

Os temas tratados são: o que é dislexia; qual a sensação de ter dislexia; o que causa a dislexia; o desenvolvimento da leitura; o cérebro e a linguagem; processamento da linguagem; fases da leitura; compreensão; dificuldades na leitura.

Confira a proposta no site Dislexia Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário