one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino joga xadrez

Imagem:

Compartilhar:

Xadrez estimula a paciência e a autoconfiança em crianças, aponta estudo

Criado em 23/07/15 10h36 e atualizado em 23/07/15 10h42
Por USP - Ribeirão Preto

Segunda modalidade esportiva mais praticada no mundo, o xadrez brasileiro possui “apenas um número seleto de enxadristas que detêm a titulação máxima correspondente ao alto rendimento neste esporte, o título de Grande Mestre (GM)”, informa Jéssica dos Anjos Januário (foto) em sua monografia de bacharelado em Educação Física e Esporte apresentada à Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.

Orientada pelo professor Renato Francisco Rodrigues Marques, da EEFERP, Jéssica analisou entrevistas de onze enxadristas com o título de GM no país. Queria conhecer a trajetória que percorreram até alcançar o título, além do contexto sociocultural e pedagógico que permearam suas formações de sucesso.

Ao final dos estudos, observou que todos apresentavam forte influência familiar através da herança cultural pelo esporte; iniciação precoce, entre os dois e os onze anos de idade, “iniciação essa adequada através do sentido lúdico das atividades de aprendizagem em ambiente familiar capazes de proporcionar o gosto e a aquisição pelo prazer da prática ainda na infância”; diversidade de conteúdos e métodos de treinamentos. Observou também que todos apresentaram dificuldades semelhantes devido ao contexto brasileiro.

Incentivadora do xadrez como esporte nacional – Jéssica é jogadora de xadrez da equipe de Ribeirão Preto, atual campeã dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior de São Paulo, professora de xadrez de uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Ribeirão Preto e árbitra da Confederação Brasileira de Xadrez – a pesquisadora da USP acredita na escola como uma das principais responsáveis pelo crescimento “dos meios de acesso e manutenção da prática do xadrez” na realidade do Brasil.

O número de praticantes cresceu durante as últimas décadas, segundo ela, principalmente pelos incentivos públicos e privados direcionados ao xadrez escolar. Ela acredita que, além dos benefícios educacionais diretos que a prática é capaz de proporcionar (veja adiante), “a inserção do xadrez no ambiente escolar, em longo prazo, será capaz de formar gerações que terão a oportunidade e compartilhar a cultura específica desta modalidade”.

O contato inicial nos primeiros anos escolares, segundo Jéssica, pode oferecer chances de desenvolvimento do xadrez na idade adulta, conforme o sucesso observado nos casos dos Grandes Mestres brasileiros que estudou.

Mas avisa que apenas inserir o esporte na grade curricular não basta. É preciso, diz ela, saber quem, onde e com quais objetivos “estamos ensinando”. Como qualquer modalidade esportiva, a prática do xadrez, segundo Jéssica, deve estar contextualizada ao ambiente sociocultural que a insere, além, é lógico, de saber quais “os objetivos, as potencialidades, as limitações e significados apresentados pelos praticantes”.

Explica a pesquisadora que os métodos de ensino utilizados para a prática do xadrez nas escolas devem ser diferentes daqueles empregados em momentos de lazer e também dos métodos empregados em treinos de alto rendimento. E, também, devem ser adaptados a cada região do Brasil, para ficar de acordo com os valores próprios de seus habitantes, já que vivemos num país de dimensões continentais.

Benefícios do xadrez

A prática do esporte “estimula o pensamento, a execução e a fluidez do raciocínio lógico, desperta o espírito reflexivo e crítico, amplia a capacidade de tomada de decisões autônomas, instiga a imaginação e a versatilidade de elaboração de planos, potencializa habilidades como a paciência e a autoconfiança, demanda a elaboração de estratégias para a resolução de problemas, ativa a concentração e a memória, favorece o aprendizado de outras disciplinas, sobretudo a matemática, desenvolve capacidades sociais, afetivas e morais dos alunos, proporciona o respeito ao adversário através do espírito esportivo, dentre muitas outras.

Com tantos benefícios, antecipa Jéssica, “o desafio, por aqui, é despertar gerações que se aventurem pelo vasto universo das sessenta e quatro casas”!

O estudo de Jéssica recebeu menção honrosa durante o Sexto Congresso de Iniciação Científica USP-UNICAMP-UNESP e, em junho deste ano, a autora foi convidada para apresentar seus resultados, na conferência Trajetória Esportiva de Grandes Mestres Brasileiros: Aspectos Socioculturais e Pedagógicos no Campo Social do Xadrez e representando o estado de São Paulo no I Congresso Internacional de Xadrez ocorrido em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário