one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças dependem mais do convívio familiar que de brinquedos para ser feliz

Imagem:

Compartilhar:

Aprenda brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos bebês

Criado em 22/10/15 21h35 e atualizado em 22/10/15 23h53
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Não restam dúvidas de que a brincadeira é essencial ao desenvolvimento da criança desde os primeiros dias de vida, certo? Mas ainda existe quem acredite que não é bem assim. Uma pena, porque a ciência reforça que o brincar é essencial ao fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades, influenciando diretamente a construção da arquitetura do cérebro dos pequenos – e aquilo que serão quando jovens e adultos.

Veja a lista de brincadeiras com bebês que você pode aplicar para interagir com seus filhos, de um jeito mais qualificado, ajudando-os a desenvolver suas habilidades.

Para bebês que ficam deitados

Coloque-o em frente do espelho e mostre a ele as partes do corpo. Uma dica é cantar aquela famosa canção que diz “cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé”, tocando com a mão a parte citada. Leve-o embaixo de um “ginásio de atividades”, brinquedo em que se penduram objetos coloridos que se movimentam e fazem sons. Os penduricalhos devem estar próximos o suficiente para que ele possa tocá-los. Faça barulhos com um chocalho dos lados esquerdo e direito, e observe se ele presta atenção.

Para bebês que sentam

Dê revistas e diferentes tipos de papel para o bebê amassar. Outra possibilidade é utilizar papel celofane colorido. O barulho vai atrair o bebê, assim como as cores e a transparência. Estimule o bebê olhar pelo celofane amarelo e diga: “olhe, está fazendo sol”. Brinque de se esconder e aparecer por trás da porta. Até os nove meses, quando você se esconde, ele pensa que você sumiu. Quando o bebê percebe que você ainda está ali, ele acha a situação engraçada.

Para bebês que engatinham

Ponha objetos a certa distância dele e chame a atenção para que tente alcançá-los. Crie obstáculos para ele ultrapassar, com almofadas, e estimule-o a brincar sobre texturas, como cobertores ou a grama, e engatinhar sobre circuitos espumados, estruturas com lombadinhas e pequenos degraus, para fortalecer pernas e os braços.

Para bebês que andam

Faça cabanas de pano. Brinquedos de empurrar auxiliam no desenvolvimento motor do andar. Eles devem sustentar o peso da criança e ter resistência suficiente para ajudar no equilíbrio dos primeiros passos. Bonecos infláveis, como o João Bobo, são muito atrativos.

*com modificações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário