one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Que habilidades as crianças precisam para aprender a ler?

Criado em 28/10/15 11h46 e atualizado em 28/10/15 11h53
Por Instituto Alfa e Beto

Enquanto você lê essas palavras, seu cérebro está fazendo um rápido processo de assimilar cada uma das letras, juntando-as até que virem sílabas e depois palavras inteiras. Se você for um leitor proficiente, você lerá de cinco a oito palavras ao mesmo tempo. Mas até chegar nesse estágio de leitura, trilhamos um percurso que começa ainda na Primeira Infância.

A alfabetização, ou seja, o conhecimento da leitura e da escrita, repousa no conhecimento da língua oral. Com o avanço da ciência, especialmente da neurologia, é possível saber que aos 2 anos de idade os bebês já são capazes de compreender o sentido das palavras que ouvem, assimilando em seu vocabulário e criando sentido para elas. Entre os 4 e os 5 anos, eles estarão preparados para avançar nesse conhecimento, ou seja, aprender o sentido das palavras, decompor palavras em sílabas e identificar o ataque e rima de cada uma delas.

Porém, ao contrário da assimilação da língua oral, que acontece naturalmente, a consciência dos fonemas e a capacidade de identificar letras são pré-requisitos básicos para a alfabetização que precisam ser ensinados – eles não acontecem naturalmente como pode-se crer num primeiro momento.

Para aprender a ler, a criança precisa aprender a decodificar a fala como uma sequência de fonemas, associando estes com as letras e grafemas (grafema é unidade mínima da escrita que pode ser uma letra, “a”, ou um dígrafo, como “ch”). Isto é muito mais complexo do que uma notação ou uma cifra musical – e por isso aprender a ler e a escrever é difícil. Mas é só reconhecendo esta dificuldade podemos fazer uma boa alfabetização.

De acordo com a pesquisadora italiana Marialuisa Martelli, autora de um dos artigos que compõem o livro Alfabetização: em que consiste – como ensinar, a leitura começa com a decodificação visual, uma habilidade que evoluiu muito rapidamente nos humanos: com seis meses de idade a criança já se encontra muito próxima à funcionalidade de um adulto, e, com um ano de idade, fica perfeito. Portanto, nossa habilidade para ver objetos desenvolve-se muito rapidamente e é influenciada pela experiência. Se você priva o bebê e esse desenvolvimento não ocorre, o próximo estágio, que é decodificar as letras, fica mais lento.

Essa decodificação não é algo que aconteça automaticamente e essa é, segundo Martelli, a razão pela qual as crianças precisam estar expostas a letras desde cedo e com muita frequência. Programas de televisão como o Vila Sésamo, de reconhecida eficácia para ajudar na preparação das competências de leitura, usam essa informação para dosar a apresentação das letras no período que antecede a entrada das crianças na escola formal.

Portanto, a habilidade de ler das crianças começa quando ela cria consciência da representação dos sons em letras. E essa capacidade para decodificar letras aumenta com a idade e vai melhorando a longo prazo, na medida em que nos tornamos mais eficientes no reconhecimento, até atingirmos um platô por volta dos 10 anos de idade. Com o treino devido, ao atingirmos essa idade nos tornamos exímios em reconhecer letras e, consequentemente conseguimos ler mais e melhor sozinhos.

 ****

Saiba mais sobre o processo de alfabetização das crianças e o que mostram as evidências científicas sobre isso lendo o lançamento do Instituto Alfa e Beto, Alfabetização: em que consiste – como ensinar, escrito por quatro renomados pesquisadores internacionais e organizado pelos professores João Batista Oliveira e José Morais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário