one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: jill111 / Pixabay

Compartilhar:

Conto “Cinderela” fala sobre as bases do desenvolvimento afetivo

Criado em 04/11/15 12h31 e atualizado em 04/11/15 12h41
Por Toda Criança Pode Aprender

A história de Cinderela foi contada de formas diferentes na cultura ocidental. As versões alemã, italiana e francesa do conto são as mais conhecidas. Aqui nos debruçaremos sobre alguns aspectos da variante francesa, escrita por Charles Perrault e posteriormente adaptada pelos estúdios Disney. Dentre as múltiplas interpretações que se pode atribuir a esse conto, elegemos algumas delas para compartilhar.

A narrativa se inicia quando o pai de Cinderela, um homem rico que perdeu a esposa, casa-se novamente. Sua nova companheira é uma mulher má que já possui duas filhas, ambas egoístas e mimadas. Quando o pai de Cinderela falece, a madrasta faz a garota de criada da casa, maltratando-a e impedindo que ela tenha as mesmas oportunidades que as irmãs postiças.

Assim como no conto de Branca de Neve, a madrasta malvada da história pode representar a maneira como a criança pequena compreende os afetos. A mãe, ao invés de ser percebida como um só ser com qualidades e defeitos, é sentida ora como alguém que provoca raiva, inveja e que nem sempre atende aos desejos infantis e ora como ser bondoso, acolhedor e amável.

Por sua vez, as irmãs postiças – de forma semelhante ao que acontece com a madrasta – podem simbolizar a parte egoísta e cruel da personalidade infantil, em oposição à parte virtuosa, representada pela heroína Cinderela. Esta dicotomia auxilia na compreensão dos afetos separadamente, enquanto não é possível integrá-los de maneira mais complexa.

A imagem materna positiva – que se contrapõe à madrasta – aparece na história no personagem da fada madrinha. A amorosa criatura auxilia Cinderela nos momentos de dificuldade e dá a ela condições para que possa participar do baile onde conhecerá seu príncipe. Dito de outra forma, a fada oferece os recursos necessários à menina para que ela se desenvolva afetiva e socialmente.

Assim como Cinderela, qualquer criança precisa de uma base fundamental de afeto para ser capaz de se relacionar. O sentimento interno de confiança no outro e de disposição para estabelecer ligações afetivas provém das primeiras experiências amorosas com os cuidadores, mais especificamente com aquele que cumprem a função materna. Também são estas vivências que darão subsídios para que a criança sinta-se fortalecida para lidar com situações difíceis a partir de meios próprios. Na narrativa, a fada pode representar inclusive a possibilidade de acessar estes recursos.

Pensando desta forma, o final feliz da história, em que o príncipe consegue encontrar Cinderela por meio do sapatinho de cristal, só acontece em virtude da disposição interna saudável da garota. O “pé” pode ser pensado como aquilo que nos põe em contato com o chão, ou seja, com a realidade e com a terra (um dos mais significativos símbolos maternos). Assim, é a partir dele que a relação entre o príncipe e Cinderela torna-se possível.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário