one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê chorando

Imagem: Wikimedia Commons

Compartilhar:

Saiba como aliviar e prevenir a cólica do bebê

Criado em 17/05/16 12h12 e atualizado em 17/05/16 12h22
Por Proteste

O cenário é bastante conhecido por pais e mães: a criança chora desesperadamente, fica agitada e nada parece resolver aquele incômodo. É a cólica, problema relativamente comum entre bebês a partir de três semanas e que, geralmente, ocorre no final do dia e durante a noite.

Felizmente, essas crises desaparecem até o quarto mês de vida. Mas, até lá, você pode seguir algumas dicas que permitirão impedir e aliviar essa dor tão chata.

Como saber se é cólica mesmo?

    - O choro é muito forte e nada parece acalmar a criança;
    - O neném fica muito agitado, balançando perninhas e se retorcendo continuamente;
    - A criança solta puns enquanto chora.

Como aliviar a cólica?

    - Calor moderado na região abdominal do bebê pode ajudar. Se possível, deixe a criança de fraldas. Mães e pais podem usar um top ou ficar sem camisa. Encoste então a barriga do bebê na sua. O contato pele com pele pode ser suficiente para acalmar o bebê. Papais podem ser ainda mais eficazes aqui porque sua temperatura corporal é ligeiramente mais alta que as das mães.
    - Ainda na estratégia do calor, você pode colocar uma bolsa de água morna na barriguinha do filhote – há produtos próprios para os pequenos. Envolva a bolsa sempre em uma toalha e cuidado para não exagerar na alta temperatura, já que a pele do bebê é bastante sensível.
    - Faça massagens suaves na barriga da criança, utilizando a ponta de três dos seus dedos em sentido horário – sempre com bastante delicadeza.
    - Você também pode deitar a criança de barriga para cima e fazer movimentos de bicicleta com as perninhas. Seja suave e constante, pois movimentos bruscos aqui podem resultar em golfadas.
    - Por fim, o pediatra pode recomendar alguma medicação para aliviar o incômodo. Mas nunca dê nenhuma medicação por conta própria.

Como prevenir a cólica?

    - Se seu pimpolho é amamentado, a mamãe pode mudar sua alimentação e verificar se o bebê chora menos. Alimentos que dão gases na mãe podem ser a causa da cólica no pequerrucho.
    - Caso a criança tome fórmula, ela pode ter alergia a algum componente. Converse com o pediatra para pedir alternativas.
    - Ponha o bebê para arrotar sempre após cada mamada. Quando utilizar mamadeira, na qual a sucção de ar é mais provável, pode ser interessante interromper brevemente a mamada para um arroto intermediário.
    - Mantenha a cabeça do seu filhote levantada durante a alimentação. Em bebês que mamam no peito, vale a pena variar posições e ter certeza de que a pega está correta.
    - Na hora de dar a mamadeira, certifique-se que o furo do bico não é grande demais. Em geral, mamadeiras menores (de 125 ml) têm bicos mais estreitos, próprios para recém-nascidos. Garrafas maiores (250 ml ou superiores), geralmente usadas em crianças com mais de 4 semanas, tem bicos mais largos. E nunca, nunca use nenhum utensílio para alargar o bico.
    - Também nas mamadeiras, o leite deve ocupar todo o bico, minimizando a sucção de ar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário