one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tênis de bebê

Imagem: Flickr/ Thomas

Compartilhar:

Qual o sapato ideal para bebês e crianças?

Criado em 26/07/16 11h30 e atualizado em 26/07/16 11h45
Por Portal EBC

Nos primeiros meses de vida, os pés do bebê precisam estar aquecidos e confortáveis. Para isso, bastam meinhas ou sapatinhos de lã. No entanto, uma vez que as crianças começam a dar seus primeiros passinhos ao ar livre, elas precisarão de sapatos para a proteção.

Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o modelo ideal:

- Sola: a sola do calçado deve ser antiderrapante, para manter a criança firme em pisos escorregadios; maleável, para acompanhar os movimentos dos pés; e fina, para dar a sensação de segurança para os pequenos que estão começando a andar.

- Tamanho: não caia na tentação de comprar sapatos com a numeração maior para durar mais tempo. Um calçado frouxo pode ocasionar desequilíbrio e quedas. Da mesma forma, calçados apertados também devem ser eliminados, porque além de machucarem, prejudicam o crescimento dos pés. A recomendação é que o topo do dedão fique cerca de 2 centímetros a partir da borda interior do sapato.

- Ajustes: opte por calçados que contenham fecho de velcro: além de serem mais práticos para os pais, dão autonomia à criança. Tênis com cadarços devem ser evitados nos primeiros anos, para não haver o risco de a criança tropeçar quando eles estiverem desamarrados. Sapatos com elástico no calcanhar são bastante confortáveis e podem ter uma vida útil mais longa.

- Meias: o uso de meias é bastante indicado. Além de protegerem o calçado do suor, e da consequente proliferação de fungos, elas diminuem o atrito do pé com o sapato e podem trazer mais conforto.

- Material: a escolha do material também tem que ser avaliada. É importante que os calçados proporcionem a transpiração dos pés, o que faz com que materiais sintéticos, como o plástico, não sejam as melhores opções. Escolha sapatos de tecido, couro maleável, lona,..

- Reforço nos calcanhares: sapatos com reforço na zona do calcanhar garantem melhor apoio e estabilidade no andar. Da mesma forma, modelos que cobrem a parte de trás do tornozelo, são excelentes opções para quem está dando os primeiros passos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário