one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história de todas as bandeiras do Brasil

Criado em 19/11/13 12h06 e atualizado em 19/11/13 13h01
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados

Bandeira do Brasil
O Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro por ela ter sido instituída neste dia, em 1889 (Creative Commons)

A atual bandeira nacional republicana já dura mais de cem anos. Foi criada em 19 de novembro de 1889, quase junto com a República. E é por isso que, desde esse dia, a gente comemora o Dia da Bandeira nessa data. Mas antes disso, diversas bandeiras foram utilizadas para representar o país.

Quando chegaram ao Brasil, os portugueses já usavam três bandeiras diferentes: a Ordem da Cruz de Cristo, o Pavilhão Oficial do Reino Português e a Bandeira de Dom João III.

Entre 1616 e 1640, o nordeste do Brasil foi invadido pelos holandeses. Nesse período, o País foi representado pela Bandeira do Domínio Espanhol. Logo que os portugueses conseguiram expulsaram os holandeses do País, trataram logo de fazer uma nova bandeira, a da Restauração.

Leia também:

Bandeira Nacional completa 124 anos

A primeira bandeira criada para o País, a Bandeira do Principado do Brasil foi adotada entre 1645 e 1816. Nessa época, aparece a esfera de ouro - o amarelo vemos ainda hoje na bandeira nacional. Mas, se estiver fazendo as contas, vai ver que ainda falta muita bandeira. A seguinte foi a de Dom Pedro II, usada de 1683 a 1706, que também foi substituída, pela Bandeira Real Século XVII.

Ufa! É bandeira que não acaba mais. Mas calma. Já estamos quase no fim. Em 1815, o Brasil deixa de ser colônia de Portugal e passa para a categoria de reino. Para comemorar o feito, ganha novo símbolo nacional, a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, que vigorou até 1821.

Mas, com tanta reviravolta em nossa história, essa bandeira também não durou muito, e em agosto de 1821, já havia uma outra. Desta vez, o motivo era o fim da monarquia absoluta. O País continuava com  um rei, mas passava a ter uma constituição. A nova bandeira era a do Regime Constitucional. Ela só foi utilizada entre 1821 e 1822 e foi a última bandeira portuguesa no Brasil.

A última bandeira do Império foi utilizada entre 1822 e 1889. Depois que o Brasil deixou de ter reis, em 1889, e passou a ser uma república, com um presidente, Congresso Nacional e Justiça independentes, como conhecemos hoje, ainda teve outra uma bandeira. Mas essa durou menos ainda – só quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889.

Confira galeria de imagens:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário