one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


29/10 - Dia Nacional do Livro

Imagem:

Compartilhar:

29 de outubro – Dia Nacional do Livro

Criado em 22/10/12 11h32 e atualizado em 22/10/12 11h56
Por Adriana Franzin Fonte:Info Escola

29/10 - Dia Nacional do Livro
29/10 - Dia Nacional do Livro (CC)

Você sabe por que 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro? É que nesse dia, do ano de 1810, o Brasil ganhou a sua primeira biblioteca! A Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e se tornou a Biblioteca Nacional. 

O acervo chegou antes, em 1808. Era composto por cerca de 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Como a bilbioteca ainda não estava pronta, as obras ficaram guardadas no Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. 

Quando os livros foram transferidos para a sua casa oficial, a Biblioteca Nacional foi inaugurada. Mas ela só foi aberta ao público em 1814. 

Em 1910, a Biblioteca passou a ter uma nova sede. Hoje, segundo a Unesco, a Biblioteca Nacional, situada na Avenida Rio Branco, 219, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é a maior biblioteca da América Latina e a oitava maior do mundo. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário