one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dentro do sapato, as bactérias encontram o ambiente ideal para produzir o chulé

Imagem:

Compartilhar:

Da onde vem o chulé?

Criado em 15/08/13 10h00 e atualizado em 15/08/13 10h10
Por Curiosidades do Mundo

Chulé
Dentro do sapato, as bactérias encontram o ambiente ideal para produzir o chulé (Otubo / CC)

Você sabia que existem cerca de 250 mil glândulas sudoríparas em cada pé? Essas glândulas produzem cerca de 250 mililitros de suor. É meio litro de suor por dia! Mas o nosso suor é formado por água e sal e essa mistura não tem cheiro ruim, né?

O que acontece é que muitas bactérias encontram nesse ambiente o local ideal para se instalarem. Dentro do sapato é escuro, quentinho e úmido! Além disso, elas encontram uma oferta de alimento bem grande por conta da pele morta que se renova constantemente nos pés. São os excrementos dessas bactérias que fedem e fazem o famoso “chulé”. Quanto mais pele morta e mais tempo as bactérias tiverem em contato com todas essas condições propícias, mais chulé elas vão causar.

Por isso, para evitar o cheirinho ruim, a dica é lavar e secar bem os pés. Usar sempre meias limpinhas e deixar os pés ao ar livre o máximo de tempo possível. Isso evita a reprodução das bactérias e o fedorzinho que elas causam.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário