one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Orelha Ouvido

Imagem:

Compartilhar:

Pra que serve a cera de ouvido?

Criado em 15/08/13 09h41 e atualizado em 15/08/13 09h45
Por Curiosidades do Mundo

Orelha Ouvido
Os médicos não recomendam enfiar objetos para retirar a cera do ouvido (Alberto/Creative Commons)

A cera do ouvido, como é chamada popularmente, é também conhecida como cerúmem ou cerume. Ela é produzida dentro do canal auditivo pelas glândulas sebáceas. A função dessa massa grudenta é agarrar as partículas de sujeira, bactérias ou micróbios que poderiam entrar lá no fundo do canal, onde causariam infecções, inflamações e a famosa “dor de ouvido”.

Por isso, é importante evitar enfiar qualquer objeto no ouvido para tirar a cera. Sem essa barreira de proteção, o ouvido fica vulnerável aos invasores que podem prejudicá-lo. A limpeza, de acordo com as recomendações médicas, deve ser feita apenas do lado de fora, na orelha, retirando o excesso de sebo.

Curiosidade: Você sabia que a cera de ouvido não é igual em todo mundo? Os asiáticos e nativos americanos produzem cera cinza ou bege, mais quebradiça e seca. Já os europeus natos e os descendentes de afro-americanos, como os brasileiros, possuem um cerume em tons castanhos, mais cremoso e pegajoso! 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário