one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cosme e Damião

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe quem são Cosme e Damião?

Criado em 24/09/13 14h13 e atualizado em 25/09/14 08h41
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Cosme e Damião
Santos Cosme e Damião

Saquinhos de doces recheados de balas, chocolates e outras tantas iguarias feitas de açúcar fazem a alegria de crianças em todo o país no dia 26 de setembro. Trata-se do dia de Cosme e Damião, em que a brincadeira preferida dos pequenos é sair às ruas em busca das guloseimas. A tradição remete a origens religiosas e, dependendo da crença, ganha um novo significado.

Segundo o catolicismo, Cosme e Damião são santos e mártires do Império Romano no século IV. Em 26 de setembro, lembra-se o martírio dos irmãos na Síria, em perseguição, quando teriam sido decaptados.

Leia mais no Portal EBC: 

Cosme e Damião ou Ibejis? Conheça a diferença

Segundo a tradição católica São Cosme e São Damião eram irmãos médicos que curavam, gratuitamente, pessoas e animais. Em suas ações de caridade e evangelização, distribuíam doces a crianças o que marcou a figura da dupla. 

“Para o catolicismo, o Dia de São Cosme e São Damião é uma festa litúrgica, de celebração dos santos. Não há qualquer referência ou obrigatoriedade de se distribuir doces. Mas, se as pessoas encaram de maneira católica essa tradição e querem repetir os gestos dos santos de distribuir doces, por pura caridade, não há problemas”, explica o professor de História da Igreja, do Instituto de Teologia Bento XVI, Felipe Aquino. “A comemoração católica tradicional lembra os santos, celebra São Cosme e São Damião no Evangelho e pede a interseção dos mesmos, junto aos que tem fé”, complementa Aquino. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário