one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Popularmente conhecido como derrame, o AVC é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo

Imagem:

Compartilhar:

Como funciona o cérebro?

Criado em 04/12/14 11h11
Por SIBinho - Fiocruz

Cérebro
O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, que controla o corpo todo (GreenFlames09/Creative Commons)

Você já se perguntou para que serve a sua cabeça? Não é bem para enfeitar o pescoço que ela está aqui. A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: o cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

As ações voluntárias são aquelas que nos permitem ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo.

As células nervosas ou neurônios processam todas as informações fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células, as operárias.

Ao contrário da maioria das células do nosso corpo, que morrem e logo são substituídas por outras, os neurônios não se regeneram, ou seja, quando eles morrem não aparece ninguém para ficar no seu lugar.

Divisões do cérebro

O cérebro é formado por diferentes estruturas, com funções diferentes. Vamos conhecer as principais:

Córtex cerebral: essa é a parte externa, que todos chamam de ‘massa cinzenta’, (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção.

Cerebelo: Responsável pelas funções de: movimento, equilíbrio e postura. Sem ele nós sairíamos por aí como ‘marionetes ambulantes’. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Hipocampo: É responsável pelas funções de: aprendizado e memória..

Os dois lados do cérebro

O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.

Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc, já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.

A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário