one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


arco-íris

Imagem:

Compartilhar:

Como se forma o arco-íris?

Criado em 08/04/15 09h57 e atualizado em 08/04/15 10h12
Por Hospital Inantil Sabará

O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo.

A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores sejam separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o arco-íris. Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer não por magia, mas apenas porque a chuva vai parar – ou porque outra nuvem vai esconder o sol.

Experiência em casa

Para criar um arco-íris artificial, tem duas formas simples, e só precisa que tenha sol lá fora. A primeira envolve colocar um pequeno espelho em um copo com água. Coloque o copo perto de uma janela, ou de forma que a luz do sol bata direto no copo. Depois, vire o espelho, flutuando dentro do copo, até que esteja refletindo a luz do sol em uma parede. Aí, você verá um arco-íris dentro de sua casa – ainda que não seja circular!

Outra forma é utilizando uma mangueira. Peça para um adulto pressionar o dedão contra o jato da mangueira movendo-a para cima e para baixo. Fique entre o adulto e o sol. Aparecerá, assim, uma “cortina íris”, ou uma “parede íris”, em vez do arco.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário