one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

O que é a aurora polar?

Criado em 27/04/15 10h27 e atualizado em 27/04/15 10h29
Por Clara Pazos Fonte:In vivo - Fiocruz

Aurora boreal
Creative Commons - CC BY 3.0 - Aurora boreal

 

O jogo de luzes no céu sempre impressionou povos do mundo inteiro, que criaram diversas lendas para explicar esse fenômeno misterioso.

A aurora polar é, na realidade, um fenômeno ótico natural que ocorre nas regiões polares de nosso planeta. No norte é conhecida como Aurora Boreal; Já no sul, é a Aurora Austral. Este fenômeno não está restrito à Terra, ele também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno.

O que causa a aurora polar?

Na realidade, a Aurora acontece em função do choque dos ventos solares contra o campo magnético do planeta. O vento solar é formado por partículas (elétrons, prótons e outras partículas radioativas) eletricamente carregadas emitidas continuamente pelo Sol. O campo magnético da Terra funciona como um escudo de força, protegendo o planeta da radiação ultravioleta do Sol e possibilitando a existência de vida.

As partículas do vento solar colidem violentamente e em grande velocidade contra os gases da atmosfera (ionosfera) terrestre.  Parte da energia da partícula é transferida para o átomo em um processo chamado ionização. O átomo libera elétrons que vão se chocar com outros átomos, em um novo processo de ionização.  Nesse processo de excitação e estabilização dos átomos, a luz é emitida.

Quem observa as luzes dançantes da aurora polar percebe que elas apresentam cores variadas. A cor da aurora depende da altitude em que se dá a colisão do vento solar com o campo magnético e os gases predominantes naquela faixa da atmosfera. 

Quando a colisão ocorre a mais de 300 quilômetros de altitude, dá origem a uma aurora vermelha, muito rara, devido à presença, em grande quantidade, de átomos livres de oxigênio . Entre 100 e 300 quilômetros, o gás predominante é o oxigênio, produzindo luzes brilhantes de amarelas a verdes. Já em torno dos 100 quilômetros, predomina o nitrogênio resultando em uma luz avermelhada. Na camada superior da ionosfera, gases mais leves, como o hidrogênio e o hélio, criam cores azuis e violetas, geralmente não percebidas pelo olho humano, mas captadas pelos filmes fotográficos, mais sensíveis.

A aurora pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas dançantes no sentido horizontal ou circular, sempre alinhadas ao campo magnético terrestre. Ela é mais visível e brilhante, chegando a ser observada em latitudes mais baixas, em períodos de intensa atividade solar, como nas explosões solares. 

A melhor época para ver a aurora é quando a Terra está mais equilibrada em relação ao Sol, durante a primavera e o outono, entre os meses de Setembro – Outubro e Fevereiro – Março, a partir das 21h, sendo o melhor horário por volta das 23:30h.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário