one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Festa junina: curiosidades marcam a tradição

Criado em 26/06/15 11h17 e atualizado em 26/06/15 11h20
Por Portal Brasil

 Em arraial que se preze, não pode faltar fogueira, comidas típicas, bandeirinhas e quadrilha. Neste Dia de São João, conheça a origem de algumas das tradições das festas juninas

Cardápio

O período junino é propício para a colheita do milho, que acaba aparecendo em várias receitas, como curau, canjica, pamonha, pipoca, cuscuz e bolos. Arroz doce, amendoim, paçoca, pinhão, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão e maçã do amor também fazem parte do cardápio, assim como opções menos sazonais, como cachorro quente, espetinhos de carne, pasteis e salsichão. Para beber, quentão (bebida com vinho, gengibre, açúcar, cravo e canela) é a pedida.

Fogos, bandeiras e mastro

Era comum na celebração dos santos que grandes bandeiras com suas imagens fossem confeccionadas. As bandeiras eram colocadas em água, para quem se banhasse com ela ficasse protegido. Com o tempo, essas bandeiras diminuíram de tamanho, dando origem às bandeirinhas coloridas de hoje em dia. A queima de fogos era uma maneira de “acordar” São João no dia de sua celebração, 24 de junho. Outra tradição ligada ao santo é o levantamento do mastro: na noite de seu nascimento, a mãe de João, Isabel, prima da Virgem Maria, mandou levantar um mastro e acender uma fogueira, para avisar a Maria, que morava nas redondezas, que o filho havia nascido. As capelinhas, comuns em muitas festas juninas, também vêm dessa tradição: foi um presente de Maria para o sobrinho.

Música 

A quadrilha tem origem francesa, numa dança de salão praticada pela nobreza, a quadrille, difundida no Brasil no século 19. Muitas expressões usadas na quadrilha vêm do francês: “anarriê” vem de “en arrière”, que significa “de volta”; alavantú veio de “en avant tous”, ou “todos para frente”; e balancê veio “balançoire”, balançar. Com o tempo, a quadrilha foi recebendo influências de movimentos de danças de matriz africana e indígena e se estilizando. Dançar forró também é comum nas festas juninas, especialmente no Nordeste brasileiro. O recordista de arrecadação de direitos autorais no período das festas juninas é o cantor Luiz Gonzaga, autor de várias composições que cantam as tradições juninas. Na época do lançamento filme biográfico sobre o rei do baião, Gonzaga – De pai para filho, a produção do longa metragem lançou um vídeo contando a origem das festas juninas, que você pode assistir abaixo: 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário