one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Gilles San Martin / Wikipedia

Compartilhar:

Por que o piolho faz a cabeça coçar?

Criado em 12/05/16 08h59 e atualizado em 12/05/16 09h27
Por Universidade das Crianças

Uhm... Que coceirinha chata! Piolho na nossa cabeça pode ser bastante irritante, não é mesmo? Mas já pensou se o piolho estivesse em todo o seu corpo? Pois é, piolho não vive só na cabeça, não! Na verdade existem vários tipos de piolho e cada espécie escolhe um animal e um lugar próprio nesse animal para morar. Assim, existe um piolho para o cachorro que é diferente do piolho do homem. E mais! O homem pode ter várias espécies de piolho; o piolho da cabeça, o piolho do corpo, que vive nas roupas e o piolho que mora na área genital, chamado de chato.   

Existem várias espécies de piolho e cada uma tem suas características próprias. Assim, algumas espécies são capazes de transmitir doenças sérias, que podem até levar à morte. Mas o piolho da cabeça não faz isso não! O que pode acontecer é que ao coçar a cabeça, forma-se uma ferida que pode se infeccionar. E aí sim, alguns medicamentos que as pessoas usam para isso podem ser muito perigosos...   Cada espécie de piolho tem um tempo de vida. Um piolho da cabeça pode chegar a viver até dois meses!   

Mas a resposta é simples: no momento em que o piolho pica a nossa cabeça para se alimentar de sangue, um pouco da sua saliva entra na nossa pele. Junto com essa saliva entram algumas substâncias que irritam o nosso corpo, causando uma reação. É essa reação que causa a coceira e a vermelhidão na cabeça.   Assim, o piolho é como um pernilongo; ele pica e deixa uma coceira danada na cabeça da gente!    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário