Balanço Social 2019

Publicado em 25/05/2020 - 14:34 e atualizado em 25/05/2020 - 17:12

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi criada em 2007 com a finalidade de prestar serviços de radiodifusão pública e serviços conexos, em observância ao princípio da complementariedade dos sistemas privado, público e estatal, conforme disposto no artigo 223 da Constituição Federal. A Empresa conta com o efetivo de 1.873 empregados, além de 1 Diretor-Presidente, 1 Diretor-Geral e 4 Diretores. Possui sede em Brasília (DF) e Regionais no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP), em São Luís (MA) e em Tabatinga (AM).

O Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019, vincula a EBC à Secretaria de Governo da Presidência da República – SEGOV/PR, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social – SECOM/PR. Além disso, a EBC dispõe dos seguintes órgãos estatutários: Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria e Comitê de Elegibilidade.

Desde o início de 2019, a EBC adotou uma série de medidas de gestão com foco na racionalização de custos, na valorização da qualidade de seu conteúdo e, principalmente, na expansão dos sinais de TV e de Rádio. A Empresa está em processo de mudança, de forma a aprimorar sua eficiência, com uma estrutura organizacional mais enxuta. As medidas já implementadas resultaram em uma economia de R$ 130 milhões de reais, em relação a 2018.

Em 2019, a EBC alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o Nível de Governança 1, o maior índice do Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-SEST). O foco dessa avaliação foi a efetividade do funcionamento da estrutura de governança implantada nas empresas estatais.

A EBC foi a instituição federal mais elogiada pelo público durante todo o ano de 2019, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU). A Ouvidoria da EBC recebeu 488 elogios de cidadãos, em razão dos serviços e dos conteúdos ofertados pela Empresa em 2019. O número representa um aumento de mais de 150%, em relação a 2018.  Dentre os elogios recebidos no último ano, quase 50% refere-se ao conteúdo jornalístico. Na lista de temáticas apreciadas, estão, também, o conteúdo de entretenimento e a grade de programação.


Veículos


A EBC é responsável pela gestão da TV Brasil, de sete emissoras de rádio (Nacional FM Brasília; Nacional AM Brasília, Nacional AM Rio, Nacional AM Alto Solimões, Nacional da Amazônia OC, MEC FM Rio e MEC AM Rio) e duas retransmissoras (MEC AM Brasília e Nacional FM Alto Solimões). Além disso, a Empresa conta com a Agência Brasil e a Radioagência Nacional.

A TV Brasil surgiu para complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania, de modo a desenvolver a consciência crítica do cidadão. 

A grade de programação e a identidade visual da TV Brasil foram reformuladas, com o objetivo de aumentar a unidade da EBC e torná-la mais forte. Além disso, houve ampliação da sinergia entre as equipes de trabalho e setores que desenvolvem atividades correlatas, além de um refinamento na qualidade do conteúdo apresentado.

O público reagiu às mudanças. No primeiro semestre de 2019, a Ouvidoria da EBC registrou aumento de 490% de elogios à programação. No mesmo período, foi registrado aumento de 50% de audiência em comparação com 2018.

O pool de 11 emissoras coordenado pela EBC para realizar a transmissão oficial da Posse Presidencial, no dia 1º de janeiro, teve 30,26 pontos de audiência média e alcançou, por meio das emissoras participantes do pool, 53% de todos os domicílios nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, o que corresponde a 13,5 milhões de domicílios ou 19,8 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 1 milhão de indivíduos assistiram ao evento pela TV Brasil. 

Outro marco de 2019 foi a transmissão do Desfile de Sete de Setembro, que atingiu o maior pico de audiência no Distrito Federal, desde o desfile de 2011. A TV Brasil liderou entre as emissoras abertas nos domicílios com Pay TV e chegou a ficar praticamente empatada na 2ª posição entre todos os domicílios. Foram 5 horas de transmissão ao vivo sem interrupções.

Além disso, 46,5 milhões de indivíduos assistiram, ao menos uma vez, à TV Brasil e 21,1 milhões de domicílio sintonizaram, ao menos uma vez, a TV Brasil no último ano. A TV Brasil celebrou 47 contratos e veiculou um total de 105 horas de conteúdos na sua grade de programação. Foram cerca de 700 horas de conteúdos adquiridos entre nacionais e internacionais, sendo 167 novos títulos.

Quanto às Rádios EBC, o desafio é promover o direito à comunicação, especialmente em áreas que o rádio ainda é o meio mais acessível de se obter informação, cultura, educação e entretenimento. As Rádios EBC apresentaram crescimento no número de ouvintes por minuto e no alcance em 2019.  A Rádio Nacional FM de Brasília e a Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro alcançaram recordes de audiência em julho e agosto, respectivamente, desde o início da aferição de audiência em 2010. 

A cada mês do ano, cerca de 448,7 mil pessoas diferentes ouviram as rádios EBC, por pelo menos um minuto, nas praças do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A Rádio MEC registrou um alcance anual de 219 mil pessoas, enquanto a Rádio Nacional alcançou 250,6 mil ouvintes.

Ainda em 2019, a EBC reinaugurou a subestação que abastece o Parque de Transmissores do Rodeador da Empresa, na cidade de Brazlândia (DF), ampliando a capacidade de transmissão em ondas curtas pela Rádio Nacional da Amazônia.

A Agência Brasil, por sua vez, tem uma história de três décadas de existência disponibilizando conteúdo com credibilidade e de qualidade. Seu material pode ser livremente utilizado, desde que citada fonte, o que faz com que veículos nacionais e internacionais se abasteçam com reportagens e imagens produzidas pela agência de notícias da EBC. O mesmo ocorre com a Radioagência Nacional que disponibiliza, em áudio, conteúdos dos mais variados temas para reprodução.

Em 2019, Agência Brasil registrou 27 milhões de usuários únicos e 56 milhões de visualizações, um aumento, respectivamente, de 25% e de 19%.


EBC Play e App Rádios EBC


Pelo celular ou tablet, é possível acompanhar ao vivo a programação da TV Brasil e das emissoras de rádio. Ademais, ainda é possível acessar conteúdos on demand em áudio e vídeo.

O aplicativo EBC Play disponibiliza um vasto catálogo de produções de qualidade que valorizam a cultura brasileira e sua diversidade. São programas voltados para música, jornalismo, entrevistas e conteúdos infantis que podem ser assistidos, também, sob demanda, no momento que for mais conveniente para o usuário. O EBC Play é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS.

No aplicativo Rádios EBC é possível ouvir as programações da Nacional AM Brasília, Nacional FM Brasília, Nacional AM Rio de Janeiro, MEC AM Rio de Janeiro, MEC FM Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

EBC Play é finalista do Prêmio HDI - Iniciativa de TI ao cidadão


Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio - RNCP


A RNCP foi criada com objetivo de contribuir com a EBC na difusão de conteúdos que promovam o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas, a construção da cidadania, a consolidação da democracia e a participação na sociedade garantindo o direito à informação. Além disso, para apoiar processos de inclusão social e socialização da produção e difusão de conhecimento, garantindo espaços para produções regionais e independentes. A Rede Nacional de Comunicação Pública de Televisão (RNCP/TV) é composta por 40 emissoras digitais, sendo 4 próprias da EBC (SP/RJ/DF/MA) e 36 afiliadas. Até 2019, a cobertura era de 36,48% do território nacional.

Em 2019, foram 430 conteúdos jornalísticos na RNCP/TV transmitidos pela TV Brasil, além de um total de 10.680 horas de conteúdos artísticos da Rede na TV. Foi registrada a média de 8h/dia de conteúdos da TV Brasil exibidos simultaneamente pela Rede, considerados os números das afiliadas (colaboradoras, parceiras ou associadas).

A Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio (RNCP/Rádio), por sua vez, é formada pelas 3emissoras FMs da EBC e emissoras consignadas. Em 2019, foram realizados 11 acordos de cooperação com emissoras de rádio e a cobertura nacional alcançou 11,04% do território.


Lançamentos da TV Brasil
 


Em 2019, a TV Brasil estreou os seguintes programas:

Fortes do Brasil 

Luthiers – Mãos que Soam a Vida 

Palhaçaria

Cena Instrumental 

Missão Olímpica

Faróis do Brasil 

Diário de Luli

EBC no Ar


Prêmios

Acesse a Galeria Virtual e conheça os Prêmios conquistados pela EBC.


Administração e Finanças


A EBC executou 99,9% de seu limite orçamentário discricionário autorizado em 2019. Foi registrada mudança no perfil de gastos, com priorização da atividade fim e de investimentos com retorno positivo para a sociedade. Pelo segundo ano consecutivo, a Empresa encerrou o exercício com lucro contábil, que em 2019 foi R$ 17,7 milhões.

As despesas administrativas realizadas durante o exercício de 2019 resultaram na redução de 18%, em relação ao exercício de 2018, ao serem consideradas as despesas de logística (9,88%), bem como as despesas com patrimônio, almoxarifado e publicações de editais. Esse resultado decorreu da otimização no uso dos recursos e dos processos, da realização de negociações com os prestadores de serviços, da minimização dos gastos, bem como das reduções de demandas por serviços.

 

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