Festival de Música Rádio MEC 2020 abre inscrições nesta segunda (18)

Publicado em 15/05/2020 - 10:41 e atualizado em 15/05/2020 - 18:01

Após bater o recorde de inscritos no ano passado, com 687 obras, o Festival de Música Rádio MEC 2020 inicia as inscrições gratuitas para a décima segunda edição do concurso nesta segunda-feira, dia 18 de maio. Os interessados têm até o dia 29 de junho para garantir sua participação.

Festival de Música Rádio MEC 2020 busca revelar e promover gravações inéditas. A proposta é abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas que concorrem em nove categorias.

A iniciativa recebe composições originais nas categorias: música clássica, música instrumental, música infantil e canção popular. Na primeira fase, as obras são selecionadas pela equipe da Rádio MEC e entram na programação das emissoras. Na etapa seguinte, as vencedoras são definidas pela Comissão Julgadora formada por um júri técnico de cada área e por meio da votação do ouvinte pelo site do festival.

O regulamento e a ficha de inscrição estão no site http://radiomec.ebc.com.br.

A iniciativa é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.

 

Novidades

Com processo de inscrição on-line, a novidade do Festival de Música Rádio MEC 2020 é a inclusão de Brasília. Além dos músicos dos quatro estados da Região Sudeste, os artistas do Distrito Federal também podem participar no concurso.

A proposta de acolher os músicos da capital é uma resposta ao crescimento da audiência da Rádio MEC de Brasília (AM 800 kHz). Para não concorrer com o tradicional Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), que já contempla as categorias canção popular e instrumental, os artistas do Distrito Federal estão aptos a se inscrever apenas nas categorias música clássica e música infantil.

 

Categorias do Festival

Os candidatos podem participar com até duas composições por modalidade - Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular (canção). Os critérios para seleção observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – bem como a originalidade da obra.

Além dos compositores, intérpretes também serão premiados no Festival de Música Rádio MEC 2020 que conta com a participação dos ouvintes. Após a fase de inscrição, o público pode realizar a votação pela internet no site do concurso.

Os nove vencedores do Festival serão reconhecidos nas seguintes categorias: Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete de Música Infantil, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete de Música Instrumental, Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete de Música Clássica e Melhor Música eleita pelo Voto Popular (internet).

 

Etapas do concurso

As etapas do Festival de Música Rádio MEC 2020 contemplam o período de inscrições; a escolha, divulgação e veiculação das semifinalistas; a escolha, divulgação e veiculação das músicas finalistas com votação pela internet; e a divulgação dos vencedores.

Do total de inscrições válidas, a Comissão Julgadora selecionará 24 músicas que serão veiculadas nas emissoras no período de um mês. Na etapa seguinte, as 12 obras finalistas permanecem na programação e são disponibilizadas para votação pela Internet.

A Comissão Julgadora será formada por até cinco membros, personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Os vencedores de todas as categorias serão anunciados em 27 de setembro. Os premiados serão reconhecidos com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC, de acordo com o perfil de cada emissora.

 

Inscrições

Para realizar a inscrição gratuita, os candidatos devem preencher on-line a Ficha de Inscrição, disponível no site http://radiomec.ebc.com.br e fazer o upload do material solicitado no Regulamento.

O regulamento do Festival de Música Rádio MEC está no mesmo site onde os interessados também obter mais informações sobre o concurso.

 

Como sintonizar

A Rádio MEC é um veículo de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pioneira na radiodifusão no Brasil, idealizada por Edgard Roquete Pinto em 1923.

Nas ondas do rádio, a emissora pública pode ser sintonizada no Rio de Janeiro em FM 99,3 MHz e AM 800 kHz. Já em Brasília, a Rádio MEC é acompanhada em AM 800 kHz.

Os ouvintes podem conferir os conteúdos da programação pelo aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site https://radios.ebc.com.br.

 

Cronograma do Festival de Música Rádio MEC 2020

18/05 – Publicação do edital

18/05 a 29/06 – Período de inscrição

13/07 – Divulgação das músicas semifinalistas no site

27/07 a 26/08 – Período de execução das músicas semifinalistas nas emissoras

27/08 – Divulgação das músicas finalistas no site

27/08 a 27/09 – Período de execução das músicas finalistas nas emissoras

27/08 a 27/09 – Votação pela Internet

27/09 – Divulgação dos vencedores

 

Serviço

Festival de Música Rádio MEC 2020

Inscrições gratuitas abertas a partir de 18/5

Site: http://radiomec.ebc.com.br

Tags: Rádio MEC

Compartilhar: