Personagens da série “A Grande Viagem” conhecem história da Alemanha

Publicado em 04/04/2017 - 17:00

Berlim é o destino da trama estrelada pelo ator Umberto Magnani em um de seus últimos trabalhos na telinha

A história recente da Alemanha a partir da Guerra Fria inspira o capítulo inédito da série A Grande Viagem desta quarta (5), às 21h30, na TV Brasil. A trama protagonizada pelo ator Umberto Magnani, que vive o personagem vovô Mário, conta com a participação especial da atriz Miriam Mehler neste episódio.

Falecido em abril de 2016, o ator representa um ex-vendedor de guias de viagens que começa a apresentar alguns sinais do Mal de Alzheimer. Com o neto Lipe (Léo Palhano) e a melhor amiga do menino, a jovem Tel (Lara Boldorini), o idoso lida com essa situação de forma natural.

Os pais de Tel vão se mudar para a Alemanha e a garota precisa ir com eles. Tel está chateada e pensa em fugir de casa, mas o amigo Lipe traça um plano como vovô Mário: viajar até o país europeu e descobrir um bom motivo para a mudança ser cancelada.

Através do armário mágico do vovô Mário, o trio vai até Berlim onde conhecê uma família alemã que conta os traumas e guerras enfrentadas por aquele povo. Os aventureiros saboreiam um delicioso strudel, uma torta de maçã típica do país europeu durante o papo antes de percorrer as ruas da capital.

As crianças aprendem histórias sobre a Cortina de Ferro e a separação da Alemanha em Ocidental e Oriental no período da Guerra Fria, após o término da Segunda Guerra Mundial. A turminha descobre que o Muro de Berlim separou não apenas formas de pensar e encarar o mundo, mas também famílias.


Sobre a série “A Grande Viagem”

Ao perceber que seu avô está perdendo a memória, Lipe decide ajudá-lo a resgatar as lembranças. Junto com Tel, os dois constatam que o armário no quarto de vovô Mário é um portal mágico pelo qual podem viajar pelo mundo, até mesmo através do tempo, passando por diferentes países e épocas em busca de um grande tesouro: as lembranças de vovô.

Com 13 capítulos, a atração é produzida pela Aurora Filmes com coprodução da Haikai Filmes, e é um dos últimos trabalhos de Umberto Magnani, que morreu aos 75 anos.

Mário sempre se orgulhou muito de saber da história e a cultura de vários países. Porém uma coisa lhe faltou: conhecer esses lugares pessoalmente. Agora, porém, ao lado de Lipe e Tel, o idoso chega nos cantos mais distantes do mundo. Vivem incríveis aventuras, mergulham em culturas diferentes e fazem bons amigos pelo caminho.

Em cada episódio, vovô Mário, Lipe e Tel passeiam pela cultura de um país diferente. A série, que foi toda gravada em São Paulo, tem um tom lúdico e é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais sobre diversas culturas do mundo. A Grande Viagem também abre caminho para falar sobre o Mal de Alzheimer. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil vivem com a doença.

Na produção, Sandra Corveloni faz o papel de Clara, mãe de Lipe e filha de Mário, que no começo não tem muita paciência com as invenções da dupla. Mas ao longo da série, Clara vai aprendendo a lidar com a condição do pai de uma maneira mais compreensiva.

Serviço:
A Grande Viagem – quarta-feira (5), à 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: