TV Brasil traz novidades para a programação de sábado à noite

Publicado em 08/06/2017 - 15:56 e atualizado em 08/06/2017 - 16:05

Emissora reformula faixa noturna com shows e programa sobre a sétima arte

A TV Brasil apresenta novas atrações em sua programação de sábado à noite a partir do dia 10 de junho.

A emissora reestreia o programa Cena Musical às 20h30 com grandes performances inéditas gravadas no Espaço Cultural do BNDES que compõem um mosaica do cancioneiro nacional. O primeiro espetáculo da nova faixa de apresentações é do grupo Bebê Kramer Quarteto.

Em seguida, em novo horário, às 21h30, o Todas as Bossas embala o público com um show exclusivo de MC Marcinho que traz seu funk melody para o estúdio da TV Brasil, no Rio de Janeiro.

O repertório inclui hits do gênero como as músicas autorais "Glamourosa" e "Rap do Solitário" e o clássico "Nosso Sonho", da dupla Claudinho e Buchecha, além de músicas que marcaram gerações como "Toda forma de amor" (Lulu Santos), "Não quero dinheiro" (Tim Maia) e "Taj Mahal" (Jorge Ben Jor).

Já às 22h30, o Camarote 21, revista eletrônica produzida pela Deutsche Welle Brasil, mostra toda a diversidade cultural da Europa. Sob o comando de Helena Coelho, o programa é uma janela para as novas tendências do mundo artístico e insere a cultura brasileira num contexto internacional.

Outra novidade é a volta das edições inéditas do programa Revista do Cinema Brasileiro, às 23h. A atração conduzida pela atriz Natália Lage destaca o que há de novo sendo produzido na sétima arte do país. No estúdio, a apresentadora recebe o ator, diretor e jornalista Paulo Tiefenthaler para um bate-papo sobre sua trajetória no universo do audiovisual.

Um dos destaques do programa esta semana é o filme "Os Saltimbancos Trapalhões", longa que chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos artistas circenses e desperta a curiosidade das crianças. A equipe de reportagem vai até a escola de circo do ator Marcos Frota onde conversa com os diretores João Daniel Tikhomiroff, com os trapalhões Renato Aragão e Dedé Santana e com os atores Roberto Guilherme e Letícia Colin.

Programação infantil pela manhã

Aos sábados, a TV Brasil traz uma faixa de quase quatro horas de atrações infantis para a garotada pela manhã a partir de 8h30. A programação privilegia produções nacionais de qualidade e muitas delas premiadas.

As crianças podem acompanhar séries de animação como Tromba Trem, Peixonauta, SOS Fada Manu, Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) e Zica e os Camaleões. Outra atração é o elogiado desenho colombiano Guilhermina e Candelário, animação que é uma das primeiras com protagonistas negros a ser exibido na TV aberta brasileira.

Tarde com Esporte, Mazzaropi e Samba na Gamboa

Ao meio-dia, a emissora exibe o Programa Especial, atração que busca contribuir no debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. O programa é apresentado por Juliana Oliveira que é cadeirante. As matérias são feitas pelos repórteres Zé Luiz Pacheco, também cadeirante, e Fernanda Honorato, primeira repórter com síndrome de down no país.

A produção documental inédita "Série C" vai ao ar em seguida, às 12h30, e acompanha a dura realidade de sete clubes de futebol que disputaram a terceira divisão do Campeonato Brasileiro de 2015. Produzida pela Raccord, a atração é dirigida por Samir Abujamra e tem 13 episódios de 23 minutos. No programa, jogadores, dirigentes e torcedores desses times se misturam a personalidades como o cantor Fagner, o rapper MV Bill e o cineasta cearense Halder Gomes.

No ar há 40 anos, o programa Stadium é exibida às 13h. Considerada uma das atrações esportivas mais antigas da televisão brasileira, com estreia em 1977, o Stadium apresenta um amplo panorama sobre o universo esportivo e destaca atividades que estimular a saúde e bem-estar.

O programa abre espaço para atletas que ainda não têm apoio, mas que representam grandes expectativa de títulos para o Brasil. Com participação ao vivo de repórteres, atletas, técnicos e comentaristas, a revista eletrônica aborda vários modalidades, dos esportes radicais aos de aventura, passando pelos olímpicos e paralímpicos.

Mais tarde, às 16h, a TV Brasil traz na sessão Festival Mazzaropi as divertidas comédias que marcaram época realizadas pelo ator e cineasta Amácio Mazzaropi. A mostra reúne 20 clássicos da filmografia do artista que comemoraria 105 anos em 2017. Com tramas simples e um humor singelo, ele usou a figura do 'Jeca' para fazer rir em dezenas de longas nacionais.

"O Lamparina" é a produção que vai ao ar neste sábado. Na trama, Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, um pacato homem do campo que para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o filme têm no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz.

Os ritmos regionais embalam o programa Sr. Brasil que começa às 18h. A cada episódio, o apresentador Rolando Boldrin recebe artistas que compartilham com o telespectador sua música, poesia e literatura num animado encontro cultural.

Já às 18h45, o bamba Diogo Nogueira comanda o programa Samba na Gamboa, a mais tradicional a roda de samba da televisão brasileira. Na atração musical, o apresentador entrevista e canta os mais diversos gêneros da música nacional com convidados especiais. Em sua sexta temporada, o Samba na Gamboa está com episódios inéditos na telinha da TV Brasil.

O telejornal Repórter Brasil apresenta as notícias do país e do mundo às 19h45. Depois do programa jornalístico, às 20h30, a emissora apresenta o que há de melhor na música brasileira com os shows exclusivos dos programas Cena Musical e Todas as Bossas que vão ao ar em sequência. Às 22h30, entra o Camarote 21 da Deutsche Welle Brasil seguido pelo Revista do Cinema Brasileiro às 23h.

A programação noturna da TV Brasil segue às 23h30 com a sessão de filmes do Programa CPLP Audiovisual. A faixa apresenta documentários inéditos da linha DOCTV II. A iniciativa busca mostrar uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa no mundo.

Neste sábado, o destaque é a produção brasileira "Por parte de pai", da produtora Doctela e dirigida por Guiomar Ramos. O documentário revê a trajetória de Vitor Ramos, pai da cineasta, para entender o significado de morrer de emoção. Ele foi um ardoroso militante político português e desde jovem se engajou na luta contra a ditadura no país europeu.


Destaques da grade da TV Brasil aos sábados

08h30 Programação Infantil
12h00 Programa Especial
12h30 Série C (série documental)
13h00 Stadium
14h00 Alto Falante
15h00 Diverso
15h30 O Brasil Tem Disso
16h00 Festival Mazzaropi
18h00 Sr. Brasil
18h45 Samba na Gamboa
19h45 Repórter Brasil Noite
20h30 Cena Musical
21h30 Todas as Bossas
22h30 Camarote 21
23h00 Revista do Cinema Brasileiro
23h30 CPLP Audiovisual

Compartilhar: