EBC alcança melhor índice de governança corporativa pelo segundo ano

Publicado em 12/08/2019 - 10:35 e atualizado em 28/05/2020 - 11:08

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o Nível de Governança 1, o maior índice do Indicador de Governança da SEST (IG-SEST), com média de 9,68 em uma escala de 10.O foco dessa avaliação foi a efetividade do funcionamento da estrutura de governança  implantada nas empresas estatais. O resultado da 4ª Certificação do Indicador de Governança (IG-SEST) foi divulgado na sexta-feira (9) pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada à Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.

A avaliação, realizada a cada seis meses nos primeiros 4 ciclos, mediu os avanços e melhores práticas de governança nas empresas estatais federais de controle direto da União à luz da Lei nº 13.303/16 e do Decreto nº 8.945/16. Ao todo, 61 empresas participaram deste ciclo. A EBC é avaliada desde o primeiro.

No ano passado, a Empresa já havia alcançado nota 7,94, conquistado o melhor nível e comprovando as boas práticas de governança corporativa que vêm sendo implementadas pela gestão nos últimos anos. Em 2017, foi a única empresa dependente dentre as 12 estatais com melhor pontuação, alcançando o segundo melhor nível (Nível 2) no estudo, com média de 7,26.

O objetivo da SEST é que as estatais desenvolvam ações além daquelas necessárias ao mero cumprimento dos requisitos legais. A nota das empresas é obtida com base na avaliação das seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações; e conselhos, comitês e diretorias.

Tags

EBC

Compartilhar: