X

Digite sua busca e aperte enter

Veículos

Rádios MEC e Nacional

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é responsável por sete emissoras de rádio (Nacional FM Brasília; Nacional Brasília AM, Nacional Rio AM, Nacional Alto Solimões AM, Nacional da Amazônia, MEC FM Rio, MEC AM Rio) e duas retransmissoras (MEC AM Brasília e Nacional Alto Solimões FM).

Conheça abaixo cada uma delas. 

Acesse também o site das Rádios EBC 

Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 kHz)

Presente na memória afetiva da população como a emissora que mostrou o Brasil aos brasileiros e reconhecida como referência de programação plural e popular, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro reúne, na mesma grade, música, informação, humor, dramaturgia, esporte e programas de auditório.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1936. Até o final de 2012, estava instalada no Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina.

No início dos anos 1940, foi a principal emissora da América Latina e uma das cinco mais potentes do mundo. As transmissões em ondas médias e em três estações de ondas curtas levaram o rádio brasileiro longe e integraram as regiões mais distantes do território nacional.

A emissora desbravou novos gêneros, sistematizou a linguagem sonora e consolidou as matrizes do rádio popular no País.

Da Rádio Nacional do Rio de Janeiro emanavam e faziam eco no país as vozes de intérpretes como Dolores Duran, Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Marlene, Emilinha, Carmélia Alves, Orlando Silva, Francisco Alves, Carlos Galhardo e muitos outros.

A Rádio era o palco do maestro Radamés Gnatalli, que vestiu a música popular com arranjos de extrema riqueza. E foi por meio dela que Luiz Gonzaga espalhou o baião, o xote, o coco e o forró por todo o Brasil, que Paulo Gracindo e Brandão Filho brilharam com o Primo rico e o primo pobre e que a Radionovela virou mania nacional entre os brasileiros.

O Repórter Esso, com Heron Domingues, surgiu primeiro na Nacional do Rio de Janeiro.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalrioam

 

Rádio Nacional AM de Brasília (980 kHz)

Primeira emissora de rádio de Brasília, a Rádio Nacional de Brasília foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital e servir como meio de comunicação para os trabalhadores que estavam construindo a cidade. 

Em 1974, a Rádio Nacional passou a transmitir sua programação com 600 kw de potência e pôde ser sintonizada à noite em todo o Brasil.

Com a fusão da EBN (Empresa Brasileira de Notícias) com a Radiobrás, em 1989, a Rádio Nacional passou a ser a geradora da Voz do Brasil e das Redes Obrigatórias de Rádio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Com espaço para participação do ouvinte na programação, é comprometida com a informação objetiva, promoção de direitos e construção da cidadania, com abordagem de áreas como saúde, educação, política, economia, meio ambiente, cultura, esporte e utilidade pública.


Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (61) 3799.5474 | 3799.5471 | 3799.5529
Rádio Nacional AM de Brasília | Caixa Postal 259 | CEP: 70710-750
Email: centraldoouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalbrasiliaam


Rádio Nacional FM Brasília (96,1 MHz)

Tem como destaque a música brasileira, a MPB tradicional e a contemporânea, a música instrumental, os novos talentos e a música de artistas de Brasília, assim como dos países de língua portuguesa e da América Latina. Desde 2009, realiza um dos eventos mais importantes para promoção da cultura local: o Festival de Música da Rádio Nacional FM.

A Nacional foi a primeira emissora FM de Brasília, entrando no ar em 1976. Os destaques de sua programação são o melhor da música brasileira e a informação de qualidade. Transmitindo com 20 Kilowatts de potência, pode ser sintonizada no Distrito Federal e entorno. O sinal da Nacional FM também é disponibilizado via internet e satélite digital.

http://radios.ebc.com.br/nacionalfmbrasilia

Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz)

A rádio fortalece o elo entre as comunidades da Amazônia, integra a região com outros estados do Brasil e valoriza a diversidade cultural. Carinhosamente chamada de “orelhão da Amazônia”, ela divulga recados e promove o reencontro de familiares e amigos. Sua programação tem como destaque a prestação de serviços e a valorização e divulgação da diversidade cultural da Amazônia.

Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (61) 3799.5474 | 3799.5471 | 3799.5529
Endereço: Rádio Nacional da Amazônia | Caixa Postal 258 CEP: 70359-970
Email: centraldoouvinte@ebc.com.b
http://radios.ebc.com.br/nacionalamazonia

Rádio Nacional do Alto Solimões (AM 670 kHz e FM 96,1 MHz )

Única emissora de rádio em Tabatinga (AM), ela liga parte dos nove municípios da região do Alto Solimões, servindo de ponte para a informação e a comunicação dos povos, das comunidades locais e dos municípios da região, inclusive da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Sua programação é diversificada, com jornalismo, música, cultura local e muita prestação de serviço.

Criada em 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões é hoje a mais nova das emissoras da EBC. A programação mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (97) 3412.2829 | 3412.2516
E-mail: altosolimoes@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/nacionalaltosolimoes

 

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 kHz)

Sinônimo de educação, arte e cultura, com destaque para os tradicionais programas de auditórios, a MEC AM foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sua programação musical contempla a diversidade da música popular brasileira, os programas infanto-juvenis, a interatividade com o ouvinte, temas como infância, sustentabilidade, inclusão, questões de gênero e educação, entre outros.

A Rádio MEC descende da primeira rádio educativa do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize. Ela não aceitava propaganda política ou comercial e nasceu com o compromisso de levar educação e cultura à população brasileira. Sem condições de manter e modernizar o seu parque de equipamentos, em 7 de setembro de 1936, Roquette-Pinto decidiu doar a emissora a um órgão oficial – o então Ministério da Educação e Saúde - com a condição de que a rádio permanecesse fiel ao seu lema cultural e educativo.

A Rádio MEC possui, hoje, um dos mais importantes acervos do rádio brasileiro, com quase 50 mil fitas de gravações e programas temáticos. Só o patrimônio de vozes reúne falas de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Monteiro Lobato, Drummond, John Kennedy, Vinícius de Moraes, Winston Churchill, Baden Powell e Ary Barroso, entre muitos outros. O acervo musical guarda títulos como "Antologia do Choro", "Quadrante", "História do Jazz" e "O humor na História da Música", além de fitas com gravações inéditas de grandes momentos das músicas brasileira e internacional.

Também fazem parte deste acervo os grandes momentos da poesia e literatura brasileiras, com Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Rubem Braga e Dinah Silveira de Queiroz, que escreviam crônicas semanais, lidas por Paulo Autran no programa “Quadrante”. A Rádio MEC revelou ao mundo o talento da jovem Arlete Pinheiro, que na Rádio MEC se transformou em Fernanda Montenegro.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/mecamrio


Rádio MEC FM – Rio de Janeiro (99,3MHz)

A MEC FM vem dedicando quase a totalidade de sua grade de programação à música de concerto, com janelas de jazz, choro e música instrumental. Bach, Mozart, Villa-Lobos, Debussy, Verdi, Beethoven, Ernesto Nazareth, Chopin, Vivaldi, Radamés Gnatalli e vários outros grandes compositores são a alma do repertório da emissora.

Sua programação diária inclui agendas culturais relativas aos eventos musicais e de artes em geral que ocorrem na cidade e também fora do Rio de Janeiro. A emissora também interage com o seu público ouvinte e leva a música clássica para pontos de grande movimento, em transmissões externas, em parceria ou não com outras instituições dedicadas à difusão cultural.

Toda a programação da emissora é retransmitida também para Brasília. por meio da Rádio MEC AM Brasília. 

A Rádio MEC descende da primeira rádio educativa do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize. A emissora foi criada em 10 de maio de 1983 e é a única emissora de música de concerto no país, cumprindo o seu papel de difusão desse importante gênero musical. A emissora transmite o mais antigo programa de música clássica do rádio brasileiro: Ópera Completa, no ar desde 1953.

Central de Atendimento ao Ouvinte (CAO)
Contato: (21) 2117 6779
E-mail: ouvinte@ebc.com.br
http://radios.ebc.com.br/mecfmrio

Radio MEC AM Brasília (800kHz)

A Rádio MEC AM de Brasília retransmite a programação da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro.