X

Digite sua busca e aperte enter

Veículos

Rede Pública de Rádio e Televisão

Em maio de 2010, tinha início a transmissão simultânea da Rede Nacional de Comunicação Pública de Televisão (RNCP/TV) então formada pelos veículos EBC, sete emissoras universitárias e 15 emissoras públicas estaduais. A Rede ampliou a difusão de conteúdo jornalístico e educacional para todo o Brasil e propiciou acesso a programas de interesse nacional e regionais. 

A EBC é responsável pela formação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e investe cada vez mais na sua expansão. Atualmente, a Rede está consolidada, com emissoras de TV e de rádio. Já reúne 33 afiliadas de TV e 11 de rádio.

Em 2019, foram 430 conteúdos jornalísticos da RNCP/TV difundidos pela TV Brasil, com um total de 10.680 horas de conteúdos artísticos transmitidos e vistos por mais de 63 milhões de pessoas. A média de conteúdos da TV Brasil exibidos simultaneamente pela Rede foi de 8 horas por dia, considerando os valores das Colaboradoras, Parceiras e Associadas.

Em 2020, mais de 700 horas de conteúdos inéditos foram adquiridos pela Empresa, e são transmitidos diariamente na nova programação da TV Brasil. Nos próximos três anos, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV.  Para as emissoras de TV, a EBC prevê a assinatura de termos de cooperação com cinco novas afiliadas ainda em 2020. Para a rádio, a previsão é assinar termos com sete novas afiliadas.

RNCP

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da Empresa Brasil de Comunicação, prevista na lei 11.652/2008, que institui princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.