Geraldo Carneiro conversa com Leda Nagle no Sem Censura desta segunda (31)

Publicado em 31/10/2016 - 14:06
Recém-eleito para Academia Brasileira de letras, artista é reconhecido como letrista e roteirista

O poeta, compositor e roteirista Geraldo Carneiro será entrevistado pela jornalista Leda Nagle no programa Sem Censura da TV Brasil nesta segunda (31), às 16h. Eleito na tarde de quinta-feira (27) para a Academia Brasileira de Letras (ABL), o autor mineiro vai ocupar a cadeira 24, que pertencia ao jornalista e teatrólogo Sábato Magaldi, falecido em 14 de julho deste ano.
 
A eleição para a vaga de imortal da ABL foi na sede da instituição no Centro do Rio e dos 34 votos dos acadêmicos, o artista recebeu 33, com uma abstenção. A cadeira 24 da entidade já foi ocupada por nomes como Luís Guimarães Filho, Ciro dos Anjos e Manuel Bandeira. Tem como patrono o escritor Júlio Ribeiro enquanto o jornalista Garcia Redondo como fundador.
 
Natural de Belo Horizonte, Geraldo Eduardo Ribeiro Carneiro é também letrista e escreve roteiros para televisão, teatro e cinema. Ele começou a manifestar interesse pela arte ainda jovem, influenciado pelos muitos escritores e músicos que frequentavam a casa dos seus pais – entre eles, o poeta Paulo Mendes Campos e os compositores Jacob do Bandolim e Tom Jobim.
 
Em 1968, Geraldo Carneiro iniciou uma parceria com o músico Egberto Gismonti que durou 12 anos e rendeu mais de 60 músicas. Também produziu o primeiro disco de Gismonti, "Água e Vinho", lançado em 1972. Ao longo da carreira, foi parceiro de vários outros músicos, como Tom Jobim, Wagner Tiso e Francis Hime e o argentino Astor Piazolla.
 
Na TV, Carneiro estreou em 1976, como colaborador do escritor Bráulio Pedroso na minissérie "Parabéns pra você", exibida pela TV Globo. Há cinco anos, em 2011, Geraldo Carneiro conquistou o prêmio Emmy Internacional pela adaptação da produção "O Astro", escrita no ano anterior, em parceria com Alcides Nogueira.
 
No teatro, estreou em 1979, com o musical "Lola Moreno", escrito em parceria com Bráulio Pedroso. Entre outras peças, escreveu "Folias do coração", "Apenas bons amigos" (ambas com Miguel Falabella), "A bandeira dos cinco mil réis" e "Manu Çaruê". Também assinou as traduções de mais de uma dezena de peças, incluindo duas obras de William Shakespeare: "A tempestade" (The tempest) e "Uma peça como você gosta" (As you like it).
 
Geraldo Carneiro também marca presença na sétima arte. No cinema, desenvolveu os roteiros dos filmes "Eternamente Pagu" (1987), de Norma Bengell, e "O judeu" (1996), escrito com Millôr Fernandes, Gilvan Pereira e o diretor do filme, Jom Tob Azulay.
 
O novo imortal da ABL é autor de vários livros de poesia. A obra "O Discurso do Amor Rasgado", publicada em 2013, apresenta traduções de poemas, fragmentos e cenas de Shakespeare. O título foi organizado em parceria com Ana Paula Pedroe ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti.
 
No Sem Censura desta segunda (31), na TV Brasil, a jornalista Leda Nagle ainda entrevista o autor Gustavo Rosseb que fala sobre a série de livros "As Aventuras de Tibor Lobato", além de comentar sobre o folclore nacional e o Dia do Saci que é comemorado nessa data junto com o Dia das Bruxas.
 
Para abordar o tema, a apresentadora também conversa com a bruxa Lígia Amaral Lima. A dermatologista Eloysa Aires completa a bancada do programa ao trazer orientações sobre a psoríase.
 
Serviço:
Sem Censura – segunda (31), às 16h, na TV Brasil.

Compartilhar: