Sítio do Picapau Amarelo: programa da TV Brasil apresenta obra de Monteiro Lobato

Publicado em 23/06/2017 - 10:15 e atualizado em 23/06/2017 - 10:18

Conhecendo Museus visita espaço que mantém viva a memória do autor

O Conhecendo Museus traça um panorama sobre a vasta obra de Monteiro Lobato no programa deste domingo (25), às 11h30, na TV Brasil. A atração apresenta todo o universo criado pelo autor para uma de suas principais produções literárias: o Sítio do Picapau Amarelo.

É por meio da fantasia que o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato mantém viva toda a narrativa desse grande escritor brasileiro que se formou advogado e sonhava ser pintor. O local abriga toda a história, a cultura, o colorido e a alegria com que o autor se dedicava a fazer o seu trabalho.

Localizado na cidade de Taubaté, a cerca de 140 km da capital paulista, o casarão do século 19 que abriga hoje o museu pertenceu ao avô de Monteiro Lobato, que viveu no local até os seus 16 anos. O estilo é rústico com grandes portas e janelas com padrões europeus da época. Também possui uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.

Com as presenças ilustres de Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia e Pedrinho, o programa da TV Brasil percorre as instalações históricas numa viagem repleta de bom humor e alegria. Toda a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo participou do Conhecendo Museus apresentando o espaço de forma lúdica e criativa. Aliás, esse é um dos diferenciais de lá. Os personagens ficam passeando pelo sítio, mostram as dependências aos visitantes, brincam com as crianças e se divertem com todo mundo.

O local possui um acervo com as primeiras edições dos livros do homenageado, fotografias, mobiliário, objetos pessoais, banco de textos, bibliografia, documentações e uma vasta biblioteca com obras de Monteiro Lobato e de outros escritores. O público também pode conhecer a exposição permanente “Lobato – Vida, Realidade e Sonho” que apresenta curiosidades sobre a vida e obra do autor.

Para manter viva a obra e a memória de Monteiro Lobato, o museu realiza oficinas culturais e um projeto literário batizado de “Lobatinhos do Futuro”. A ideia é incentivar a escrita por meio da leitura.

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu da cidade de Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Foi um dos mais influentes escritores brasileiros e ficou popularmente conhecido por suas obras educativas para as crianças. Também é autor de contos, crônicas, prefácios, e um único romance.

Formado em Direito, Monteiro Lobato atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro “Urupês”, sua obra-prima como escritor.

Em uma época em que as publicações brasileiras eram editadas em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Serviço:
Conhecendo Museus – domingo (25), às 11h30, na TV Brasil.

Compartilhar: