one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Campanha incentiva cariocas a doar sangue para aumentar estoque no carnaval

Criado em 09/02/15 14h31 e atualizado em 09/02/15 14h37
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O Instituto Nacional do Câncer(Inca) iniciou hoje (9) a campanha “Bloco da Solidariedade – Tá na hora de doar”, no centro do Rio de Janeiro, iniciativa que completa 10 anos para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e plaquetas, pois durante os feriados prolongados, como o Carnaval, o estoque de sangue do Inca diminui cerca de 50%.

A abertura do bloco contou com os padrinhos da campanha, o dançarino Carlinhos de Jesus, a bailarina Ana Botafogo e a bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. A batucada e a alegria dos convidados animaram doadores, pacientes, acompanhantes e profissionais do Inca. Para Ana Botafogo, o bloco mais importante é o da solidariedade. “Lembramos as pessoas de doar sangue nesta época, porque todo mundo quer sambar e esquece que há muitas vidas esperando por essa doação”.

Carlinhos de Jesus acredita que as pessoas não devem esperar somente as campanhas dos órgãos públicos e precisam doar sempre. “Isso não é uma obrigação, é uma consciência. Eu acho que a iniciativa deve partir de todos que possam doar. Formamos uma sociedade e precisamos pensar no outro”, disse.

A meta da campanha deste ano é conseguir 400 doações de sangue e 40 doações de plaquetas até a próxima sexta-feira (13). De acordo com a chefe do serviço de hemoterapia do Inca, Iara Motta, o hospital precisa manter estoque suficiente para atender cerca de duas mil transfusões de sangue e plaquetas mensalmente. “Pacientes cirúrgicos e que fazem quimioterapia ou radioterapia e os portadores de leucemia precisam de transfusões de sangue regularmente”, alertou.

Iara explicou que o tratamento do câncer possui um diferencial: a necessidade de transfusões de um componente específico, as plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias, enquanto as hemácias podem ser armazenadas por 35 dias. “Daí a necessidade de mobilizar a população para recebermos de forma contínua doadores de sangue e, principalmente, de plaquetas”, acrescentou Iara.

O Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes da cidade do Rio, depois dos hospitais de emergência. O instituto precisa que a doação de sangue seja um ato regular e lembra que homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias, e mulheres até três vezes, com intervalo de 90 dias. A doação de plaquetas pode ser feita com mais frequência – até 24 vezes por ano.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário