one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Carnaval também é época de descanso e saída para outras localidades

Criado em 09/02/15 18h07 e atualizado em 09/02/15 18h12
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Apesar do aumento de turistas no Rio de Janeiro para o carnaval deste ano, o gerente de Economia da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ),  Christian Travassos,  informou hoje (9) à Agência Brasil que “seguindo já uma tradição”, cerca de 30% dos moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro passarão o carnaval fora.

“Vão para outras cidades; vão visitar a família no interior, nos dias de folga”, disse Christian Travassos. O orçamento mais contido é um dos motivos que levam pelo menos um a cada quatro cidadãos do Grande Rio a deixar a região no carnaval, explicou o economista.

Enquanto os cariocas procuram outros destinos, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estima que 977 mil turistas, nacionais e estrangeiros, chegarão à cidade para os festejos carnavalescos. Haverá, pelos cálculos da Riotur, crescimento de 6,4% em relação aos 918 mil turistas registrados em igual período do ano passado.

Pesquisa do Groupon com 1.382 pessoas de todos os estados, entre os dias 19 e 29 de janeiro, constatou que embora o carnaval brasileiro seja uma festa famosa em todo o mundo, que atrai turistas de todos os continentes, há pessoas que preferem fugir da animação das ruas e passar o feriadão descansando. De acordo com a sondagem, enquanto 46,1% veem o carnaval como uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, 42,3% querem aproveitar os dias para descansar.

A pesquisa mostra que a festa de rua é a atividade preferida por 45,80% dos brasileiros que querem brincar no carnaval deste ano. Seguem-se os blocos de carnaval, com 39,70%, as festas nas praias (33,50%) e festas em clubes e boates (25%). Um total de 11,20% dos consultados planeja participar dos desfiles de escolas de samba, enquanto outros 18,80% preferem assistir aos desfiles das suas escolas pessoalmente ou pela televisão.

Para 31.4% dos entrevistados, a cidade do Rio de Janeiro apresenta o melhor carnaval do país, acompanhada de perto por Salvador, com 30,4%. O presidente do Groupon  para a América Latina, Michel Piestun, analisou que, “de maneira ampla, os brasileiros consideram o carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os públicos”. Admitiu, porém, que há aqueles  que se programam para aproveitar a data para conhecer, por exemplo, um novo restaurante com a família, ou viajar para conhecer novos destinos.

Entre os aspectos negativos do carnaval, a pesquisa revela que 61,2% dos brasileiros apontaram o excesso do consumo de bebida alcoólica e 50,4% a alta de preços em geral, no período. A palavra mais associada à data foi diversão para 49,7% dos entrevistados. Somente 10,6% relacionaram a festa a sexo.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário